Os projetos de extensão acadêmica são ações desenvolvidas na comunidade que visam a impactar tanto a formação do estudante quanto a vida em comunidade por meio da troca de experiências. Na Univates, de 2015 a 2017, o número de alunos da graduação envolvidos em projetos de extensão aumentou mais de cinco vezes, passando de 87 para 457 voluntários. Nesse mesmo período, aproximadamente 58 mil pessoas da comunidade foram atendidas.
Aline de Oliveira Bueno cursa Enfermagem e é uma das voluntárias do projeto. Para ela, estar diretamente em contato com a comunidade contribui para a sua formação.
Como futura profissional de enfermagem, é importante identificar as necessidades da comunidade e iniciar intervenções, desenvolvendo práticas educativas. Além disso, é interessante estabelecer vínculo com a comunidade por meio da escuta ativa. Essas ações permitem que possamos desenvolver um trabalho coletivo, com uma equipe multiprofissional, e garantir boas práticas de humanização voluntária e estudantes de Enfermagem, Aline de Oliveira Bueno
