Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto para controle biológico em videiras capacita produtores rurais

Postado em 25/04/2018 16h55min e atualizado em 26/04/2018 11h26min

Por Nicole Morás

Nicole Morás

No segundo ano de atividades, começa a apresentar resultados o projeto “Manejo de vinhedos: controle biológico e a influência sobre a produção de substâncias bioativas”, coordenado pelo doutor Juarez Ferla e realizado no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Univates, com apoio dos PPGs em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e em Biotecnologia (PPGBiotec).

O projeto busca identificar soluções para o manejo de ácaros que atingem as videiras no Vale do Taquari, de forma que os produtores não precisem usar pesticidas nas plantações. Para isso, a alternativa é encontrar inimigos naturais — como ácaros predadores — que façam o controle biológico.

Como uma das metas do projeto, foi realizada na última terça-feira, 24, a capacitação de vinicultores para o reconhecimento de ácaros fitófagos na cultura da videira, que reuniu cerca de 20 produtores rurais do Vale do Taquari e da Serra Gaúcha. Os participantes são proprietários de locais onde foram coletados materiais analisados durante a pesquisa, sendo a capacitação também um momento de devolutiva. “Dessa forma, o conhecimento gerado na pesquisa retorna para os produtores, que poderão aplicar práticas mais sustentáveis no seu trabalho”, afirma Liana Johann, uma das pesquisadoras que contribui para a pesquisa e ministrou algumas das atividades da capacitação.

Nicole Morás

A pesquisa tem financiamento de R$ 999.946,04 do Banco Mundial, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Saiba mais: o projeto

Como atividade do projeto, estão sendo realizadas análises de campo em uma área de 1,7 mil hectares — que compreende a produção de uva nos municípios de Dois Lajeados, Imigrante, Marques de Souza e Putinga.

A pesquisa surgiu a partir da demanda identificada na região, que evidenciou a presença de ácaros e outras pragas que atacam os parreirais e prejudicam a produção de vinho. Os estudos realizados até hoje objetivaram conhecer as espécies de ácaros associadas ao cultivo de uvas na Serra Gaúcha e na Campanha. Este é o primeiro levantamento de espécies associadas a videiras no Vale do Taquari, com a avaliação do efeito de agroquímicos sobre as populações de ácaros fitófagos e predadores e dos efeitos da alimentação dos ácaros sobre as plantas.