5 passos para mandar bem na redação do Vestibular

Postado em 08/05/2018 10h16min e atualizado em 11/09/2019 17h48min

Por Ana Amélia Ritt

Preparamos cinco dicas espertas para você mandar bem na redação do Vestibular. Confira! :)

Nicole Morás

1) Durma e alimente-se bem

Uma boa noite de sono melhora a concentração e a resolução de problemas, além de contribuir para a recarga de energias. Já com relação à alimentação, não pule refeições e evite alimentos gordurosos ou refeições muito exageradas. Isso ajuda a combater o cansaço, controlar a ansiedade e não trazer desconfortos. ;)

2) Busque sobre o mundo

A redação costuma abordar conteúdos que estão na mídia e em discussões nacionais, por isso fique por dentro das notícias divulgadas em jornais, rádios e televisão. Aproveite também a internet, mas atenção, visite sites confiáveis e não esqueça de conferir a veracidade das informações.

3) Rascunhe

Lembre-se que a redação entregue não precisa ser a primeira versão. Coloque suas principais ideias no papel, veja formas de juntá-las, monte o texto, releia-o, corrija os  erros ortográficos... Só depois passe a limpo para a versão definitiva, fazendo os ajustes necessários.

Artur Dullius

4) Conheça a prova

Procure provas anteriores e fique por dentro do estilo e dos temas de texto que são cobrados. Assim você vai conhecer o formato da prova e vai se sentir mais tranquilo quando realizá-la.

Olha só, em geral no Vestibular da Univates são propostos dois ou três temas. O candidato deve escolher aquele que melhor se enquadra com as suas ideias ou com o seu ponto de vista. Esses temas normalmente possuem um texto de apoio e se organizam em torno de questões-problema.

5) Informe-se sobre os gêneros textuais

A prova permite que você escolha um gênero de texto, por isso estude a estrutura de cada um. Um dos mais conhecidos é o dissertativo-argumentativo, que é composto por introdução, desenvolvimento e conclusão e revela se o candidato consegue expressar seu ponto de vista, além de apresentar argumentos que defendam sua opinião.

Fique ligado!

Costumamos recomendar que o candidato atente ao gênero textual selecionado e que procure se posicionar a respeito da temática requerida, apresentando razões que justifiquem seu ponto de vista, sem necessariamente seguir um formato de organização de parágrafos padronizados
comenta Kári Forneck, professora do curso de Letras da Univates