Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Saúde

Projeto voluntário ajuda bebês com distúrbios neuromotores

Por Ana Amélia Ritt

Postado em 10/05/2018


Compartilhe

 

De touca e roupa de banho, os pequenos entram na piscina acompanhados de estudantes de Fisioterapia da Univates. Com alegria e curiosidade, cinco bebês com distúrbios neuromotores provam que o aprendizado pode ser divertido. E quem aprende não são só eles, mas também os acadêmicos que, em sala de aula e de forma voluntária, tiveram a iniciativa de praticar atividades na água com o objetivo de incentivar as crianças a realizar diferentes movimentos.

A aluna Vanessa Hendges conta que algumas mães que acompanhavam seus filhos nas atividades realizadas na disciplina tinham o desejo de que seus filhos também pudessem ter práticas na piscina. “Como eu e outras colegas, na época alunas da disciplina, já tínhamos esta vontade de fazer um trabalho voluntário com bebês na piscina, surgiu a ideia do projeto voluntário de hidroterapia em pediatria”, conta.

Enquanto os bebês se entretêm em conjunto na água, do lado de fora, os pais assistem à folia com atenção. Entre os presentes, está Rafael Henrique Grave, pai de Nicolas Henrique Grave, de um ano e três meses. O pequeno, acompanhado também da vó Gertrudes, vem de Teutônia para participar das atividades. “Ele gosta muito. Desde a primeira vez que teve contato com a água, demonstrou aceitação”, conta o pai. Nicolas tem Síndrome de Down e uma agenda cheia de tarefas que incluem desde o acompanhamento em casa e na Apae até atendimentos na Univates. 

Rafael Henrique Grave, pai de Nicolas

Ana Amélia Ritt Vir para a Univates nos deixou mais tranquilos. Temos muita sorte de ter uma estrutura como esta, além de todo o carinho demonstrado pelos profissionais. Parece que eles nasceram para isso, são dedicados e capacitados

Rafael também destaca que os encontros permitem a troca de experiências entre os pais com relação aos seus filhos.

As atividades começaram no início de abril deste ano e propõem uma vivência diferente para a formação dos acadêmicos. “Além de adquirirmos novas experiências e aprendermos na prática o fazer de um futuro fisioterapeuta, aprendemos o mais importante, que é olhar para cada criança como se fosse única”, conta Vanessa. A estudante de Fisioterapia explica que as atividades realizadas com bebês na água “melhoram o desenvolvimento motor e a capacidade cardiorrespiratória, inibem padrões anormais de postura e movimento, melhoram a coordenação motora, fortalecem a musculatura, além de promover a sociabilidade e serem prazerosas”, afirma.

Saiba mais

Distúrbios neuromotores são alterações relacionadas ao tônus muscular que acarretam atraso na aquisição de habilidades motoras, como sentar, engatinhar e caminhar. Essas alterações podem ser originadas de diagnósticos como Síndrome de Down, paralisia cerebral e lesão obstétrica de plexo braquial, por exemplo.

Opção no Vestibular de Inverno

Um dos cursos que recebe inscrições no Vestibular de Inverno da Univates é o de Fisioterapia. As inscrições podem ser realizadas até 5 de junho. A prova única de redação será aplicada no dia 10 de junho. Mais informações podem ser obtidas pelo 0 800 7 07 08 09.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar