A Univates promove encontros periódicos com empresas, indústrias, prestadores de serviço e lideranças do Vale do Taquari. Os objetivos da ação são dialogar e pensar de forma conjunta o desenvolvimento regional, além de manter relacionamento próximo com os diversos setores da sociedade. Nesta sexta-feira, dia 11, a Instituição recebeu o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e a vice-prefeita, Glaucia Schumacher.
Os gestores foram recebidos pela Reitoria da Univates, diretores de Centro e gestores de diferentes setores. Além de apresentar o balanço da gestão municipal do ano de 2017, Caumo compartilhou os desafios para 2018. Entre os projetos da Prefeitura estão a realização de concurso público, a reforma da sede administrativa, o planejamento e execução do plano diretor, feito com o apoio da Univates, e a entrega de dois parques públicos. Além disso, o executivo pretende ampliar a programação natalina da cidade com incentivo da Lei Rouanet. Outro desafio é suprir a necessidade de creche para crianças de seis meses a um ano. “Conseguimos, com um estudo feito em toda a rede básica de educação, reduzir em 60% a lista de espera nas creches do município. Hoje temos vagas sobrando para a faixa etária de 4 a 6 anos. Mas, para crianças menores de um ano, ainda precisamos pensar em novas alternativas”, ponderou.

Elise Bozzetto
O prefeito ainda ressaltou a parceria com a Univates para a contratação e treinamento de parte da equipe técnica das unidades básicas de saúde. “Essa parceria com a Univates está sendo referência para a região. Temos certeza que será um grande passo para a área da saúde”, comentou Caumo. O município, que conquistou superávit de R$ 12,2 milhões em 2017, conta com orçamento previsto de R$ 288 milhões em 2018 para executar essas e outras ações. Ainda foram debatidas algumas possibilidades de aproximação entre o poder executivo e a Universidade.
