Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Saúde

8º Sisa segue até sexta-feira

Por Nicole Morás

Postado em 14/05/2018


Compartilhe

Até a próxima sexta-feira, dia 18, a Universidade do Vale do Taquari, por meio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), realiza o 8º Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente (Sisa). Nesta edição o evento tem como objetivo promover debates abrangendo as Práticas Integrativas e Complementares (PIC) com base na perspectiva interdisciplinar.

A programação teve início na manhã desta segunda-feira, 14, com a realização de cinco palestras e quatro oficinas, além da mesa-redonda “Ansiedade, o mal do século XXI: olhares a partir da psicanálise e da terapia cognitivo-comportamental” com as psicólogas Ana Paula Holz e Fernanda Conzatti, diplomada pela Univates.

Já Fernanda relatou sobre a ansiedade na ótica da Teoria Cognitivo Comportamental (TCC), uma linha que procura perceber como o paciente pensa e age diante de determinadas situações e quais significados ele atribui às situações. Conforme Fernanda, a terapia é mais objetiva e, depois da avaliação, apresenta um mapa mental do paciente, de forma que possam ser trabalhados os pensamentos.

“A ansiedade por si só não é negativa. Ela pode ser considerada normal quando pode ser controlada, mas quando atinge níveis extremos com prejuízo funcional passa a ser patológica e a resposta a um estímulo é desproporcional Fernanda Conzatti

A abertura oficial do evento ocorre na manhã do dia 15, às 8h20min, no Teatro Univates, com o momento cultural do Grupo In Concert e a palestra “Práticas Integrativas e Complementares no SUS”, proferida por Silvia Czermainski, coordenadora da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.

O grande nome do evento é o teólogo Leonardo Boff que, depois de integrar a programação de inauguração do Teatro Univates em 2014, volta à Instituição para proferir a palestra “Espiritualidade, saúde e ambiente” no dia 15 de maio, às 20h. A atividade é aberta ao público em geral e tem custo de R$ 15,00 para pessoas sem vínculo com a Univates.

Na sexta-feira, dia 18, ocorre o encerramento. Para participar do show com a banda Seu Cuca, é necessário se inscrever e participar da palestra “Musicalização e musicoterapia”, que também integra o Sisa e ocorre no Teatro, iniciando às 19h30min. A apresentação da banda acontece na sequência e a entrada é gratuita.

O evento é voltado a estudantes e diplomados da área da saúde e à comunidade externa. A programação completa e mais informações, assim como os links para inscrições, estão disponíveis em www.univates.br/sisa.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar