Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Como mudar o mundo com 10 pequenas atitudes

Postado em 04/06/2018 13h25min e atualizado em 04/06/2018 13h47min

Por Elise Bozzetto

Confira algumas pequenas (ou não) ações de estudantes da Univates que fazem muita diferença na vida das pessoas. Você que ainda tem dúvidas sobre por que estudar na Univates, saiba que aqui é possível fazer do mundo um lugar um pouco melhor 😍

1 - Inclusão e diversidade que refletem

Ana Amélia Ritt

Ações simples do dia a dia às vezes passam despercebidas. Um espelho novo no banheiro da Universidade até pode chamar a atenção em um primeiro momento, mas logo se torna comum e é esquecido. O reflexo disso - em todos os sentidos - pode, porém, ser importante. Foi isso que aconteceu na Univates. A partir da ideia de estudantes que trabalham no setor de Educação a Distância, foram colocados nos banheiros espelhos na vertical para garantir que cadeirantes e pessoas de baixa estatura possam se enxergar (de diferentes formas) na Universidade. Saiba mais aqui.

2 - Amar + alimentar = amamentar. Espaços garantem tranquilidade para mamães e bebês

Divulgação

Mais uma ideia que partiu de estudantes e ganhou muita repercussão na Univates. Um espaço especial foi reservado para mamães alunas e funcionárias que precisam amamentar no espaço da Universidade. Fique por dentro desta história.

3 - Vestidos de alegria, alunos, professores e comunidade levam um sorriso para quem mais precisa

Ana Amélia Ritt

Ponha um nariz vermelho, abra seu melhor sorriso e venha participar desta “palhaçada”. O projeto Clown “E Seu Sorrir?!” busca, desde 2016, levar alegria para ambientes hospitalares, com brincadeiras e muita diversão. Para receber o título de Clown (Palhaços da Alegria) é necessário participar das oficinas de capacitação. A iniciativa, que começou como uma ação dos estudantes dos cursos de Medicina e Fisioterapia, ganhou o carinho de toda a Univates e hoje é um projeto de extensão da Instituição. Alegre-se aqui.

4 - Sororidade ganha espaço

Ana Amélia Ritt

Estudantes da disciplina de Design, Cultura e Consumo, dos cursos de Design e Design de Moda, fizeram uma ação muito bonita que incentiva a sororidade. Parece muito simples a ideia das estudantes: deixar uma caixinha convidando as mulheres a doarem quando puderem e a retirarem quando precisarem absorventes e outros itens de higiene e saúde. Mas, por mais simples que seja, impacta a forma como vemos as outras pessoas. Confira esta história bacana.

5 - Cursinho pré-vestibular gratuito para alunos da rede pública

Nicole Morás

Não é porque já garantiram seu lugar ao sol que os estudantes deixam de pensar nos outros. E isso é algo que valorizamos muito. Um projeto dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Vale do Taquari - Univates já auxiliou muitos estudantes da rede pública a melhorarem suas notas. O VestVates é um cursinho popular organizado por alunos da Instituição que, desde outubro de 2017, contribuem de forma voluntária para o conhecimento de estudantes de escolas públicas que desejam entrar na universidade. Saiba mais aqui.

6 - Projeto voluntário ajuda bebês com distúrbios neuromotores

Ana Amélia Ritt

Quatro estudantes do curso de Fisioterapia da Univates, sob supervisão docente, resolveram colocar em prática seus conhecimentos e auxiliar o desenvolvimento de bebês com distúrbios neuromotores em atividades lúdicas de hidroterapia. De forma voluntária, eles construíram um lindo projeto. Leia e se emocione com esta história.

7 - Iniciativa dos estudantes promove troca de livros

Artur Dullius

Com o objetivo de incentivar a leitura e a troca cultural entre todos os estudantes, o Diretório Central dos Estudantes da Univates (DCE) criou a Geladoteca. A ideia é simples, mas já ajudou muitos estudantes. Confira aí.

8 - Melhorando o trabalho de quem está exposto a muitas dificuldades

Artur Dullius

O conhecimento de engenharia vai muito além de criar novos produtos ou equipamentos para grandes empresas, hospitais ou organizações. A engenharia ajuda a melhorar a vida das pessoas, seja onde e em qual situação elas estiverem. Uma iniciativa muito bonita do projeto multidisciplinar de extensão “Dimensionamento de Veículo para Catadores de Materiais Recicláveis”, iniciado em 2016, colocou estudantes para trabalharem na aplicação, na avaliação ergonômica e no dimensionamento desses veículos. A partir desses estudos, elaboraram um carrinho para catadores de lixo. Conheça esta bela iniciativa aqui.

9 - Trote aqui, só se for solidário

Na Univates, todos os trotes aos bixos são solidários. As brincadeiras humilhantes dão espaço à prática da generosidade e à confraternização entre os estudantes que estão iniciando sua caminhada na universidade. Dois exemplos são o trote de Medicina deste ano e as iniciativas do DCE.

10 - Várias disciplinas colocam o aluno como protagonista de lindas histórias

Artur Dullius

Muitas disciplinas na Univates promovem o contato direto com organizações ou entidades da comunidade e beneficiam-nas com o conhecimento que os alunos desenvolvem em sala de aula. São realizados projetos sociais como o dos alunos de diversos cursos técnicos que ajudaram o Lar de Idosos Santa Rita com a revitalização e reforma do veículo da entidade, além de uma campanha de comunicação, ou ainda a oficina que os estudantes de Odontologia promoveram na mesma entidade. Outro exemplo são as ações geradas pelas disciplinas de Empreendedorismo, comum a vários cursos, que reúnem estudantes beneficiando várias entidades. São muitas oportunidades, em diferentes cursos.

Todos esses projetos partiram de nossos estudantes. Mas ainda temos muito mais! Há diversos projetos que beneficiam a comunidade e ajudam a colocar em prática o que se aprende em sala de aula. Venha com a gente fazer a diferença na vida das pessoas! Somos uma universidade comunitária, ou seja, todos os nossos recursos pertencem à comunidade e são investidos na própria Instituição. Por isso, podemos fazer mais, pois estamos juntos no desenvolvimento de nossa região.