Para que o desenvolvimento científico e tecnológico e a formação de recursos humanos sejam possíveis, também é necessária uma infraestrutura de laboratórios e equipamentos que possibilitem a pesquisa. Pensando nisso, a Univates submeteu o projeto “Modernização de Infraestrutura Física para a Consolidação dos Programas de Pós-Graduação da Univates” à chamada pública Proinfra 02/2014 do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O projeto foi aprovado em dezembro de 2017 e a Instituição começou a receber parte da verba de R$ 406.648,50 no último mês.
Serão beneficiados com o investimento os Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), em Biotecnologia (PPGBiotec), em Ensino (PPGEnsino) e em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE).
Saiba mais - os equipamentos
Liofilizador de bancada: é um equipamento que retira a água e outros solventes de produtos congelados por meio de um processo de sublimação, ou seja, a água congelada no produto é transformada em vapor sem passar pelo estado líquido. Esse processo auxilia a preservar características de produtos e conservar materiais, entre outras aplicações. O liofilizador é utilizado para preparações de moléculas bioativas, alimentos e amostras ambientais de diferentes origens para subsequentes processos de identificação e caracterização.
Cromatógrafo gasoso com detector de massas e injetor automático: é um equipamento que permite analisar diversos compostos de uma amostra em interação com um gás. Sua aplicação na área ambiental permitirá a determinação de contaminantes em águas, efluentes, resíduos industriais de diferentes origens e lodo. Na área de alimentos o equipamento será utilizado na determinação da concentração de diferentes nutrientes, como aminoácidos, ácidos graxos e açúcares; na avaliação de atividade enzimática e na definição da concentração de contaminantes orgânicos.