Design de moda realiza projeto em benefício da Liga Feminina de Combate ao Câncer

Postado em 26/06/2018 10h05min e atualizado em 26/06/2018 10h22min

Por Nicole Morás

Retalhos de tecido ganham novos significados nas mãos de estudantes do curso de Design de Moda da Univates. Por meio do projeto voluntário “Levando amor”, acessórios como bolsas e necessaires são confeccionadas na Universidade e comercializadas pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Lajeado, que reverte o valor arrecadado em benefício dos pacientes que recorrem à Liga.

De acordo com a professora Beatriz Rossi, o projeto teve início em 2016 com a intenção de  direcionar o olhar do aluno para as novas tendências de comportamento da sociedade, bem como para as necessidades da comunidade.

Há incentivo às práticas de voluntariado e o despertar para a moda com propósito. Visto que as práticas do desenvolvimento dos produtos de moda englobam os saberes de várias disciplinas, pode-se afirmar que confeccionar esses produtos fortalece as competências e desenvolve as habilidades previstas para estudantes do curso. Além disso, há uma relação com o trabalho de um designer de moda, pois são trabalhadas todas as etapas do desenvolvimento de produtos de moda: criação, planejamento, desenvolvimento, modelagem e costura
Beatriz Rossi

Estudantes desenvolvem bolsas e acessórios, cujo valor da venda é revertido à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Lajeado.

A professora destaca ainda que os retalhos são fornecidos por empresas da região. A coleção deste ano é produzida com o material proveniente da Pitt, de Santa Cruz do Sul. “Serão confeccionadas 250 peças nesta edição. Vale lembrar que somos nós, do curso, que sugerimos o tipo de produto a ser desenvolvido e também os preços de venda. Além disso, a identidade visual do projeto foi desenvolvida pela professora Fernanda Ost”, acrescenta.

Para a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Lajeado, Rosangela Faedo, trabalhos como os realizados pelas alunas são “sementinhas de amor”. “Nós da Liga nos sentimos envolvidas em um abraço carinhoso pelos participantes do projeto. Ao longo da nossa caminhada, iremos dividir a colheita dessas sementinhas de amor com muita gratidão”, afirma.

Atualmente a iniciativa conta com a participação voluntária de 16 estudantes, que geralmente se organizam em quatro grupos para confeccionar as peças no Laboratório de Design de Moda. As atividades ocorrem com a assessoria de uma estagiária e supervisão da professora Beatriz. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail designdemoda@univates.br ou com a Liga Feminina de Combate ao Câncer pelo telefone (51) 3714-7500, ramal 414.

Solidariedade: um olhar para si e para o outro

Uma das voluntárias do projeto é a estudante Silvana Budke. Para ela, participar do projeto “Levando amor”, muito além de contribuir com uma sociedade mais justa, significa uma jornada de autoconhecimento e reflexão a respeito do futuro que cada um ajuda a construir. “O objetivo dele não é a simples confecção de um produto que possa ser comercializado. Estamos construindo uma oportunidade que possibilita a muitas pessoas realmente necessitadas conseguir superar as dificuldades enfrentando doenças difíceis. E existe algo mais inspirador que a coragem no ser humano?”, reflete.

Silvana acrescenta que o gosto e a sensação de humanidade que este e muitos outros projetos solidários proporcionam influenciam no trabalho ou núcleo familiar.

“Nossa percepção a respeito das injustiças ou infelicidades que absorvemos se torna muito mais criteriosa. Quando você vive a realidade dessas pessoas que estamos tentando ajudar, você passa a não permitir seus próprios resmungos e reclamações, você enxerga sua família com muito mais amor, você vive sua juventude com muito mais plenitude e aprende de uma forma poética, mais verdadeira, que não há nada mais infeliz que uma pessoa ”feliz” sem propósito na vida. Por isso, gostaria de agradecer imensamente ao curso de Design de Moda da Univates por incentivar a solidariedade e trazer a seus alunos uma visão muito mais igualitária e construtiva da sociedade”, finaliza.

Entrega das peças ocorre em julho

A entrega das peças desta edição para a Liga será no dia 05 de julho, durante a abertura do desfile dos trabalhos de conclusão de curso e com a presença de gestoras da Liga e de representantes da Pitt Jeans.