De que modo nos relacionamos com o saber e como esse modo se expressa no ensino? Que experimentações fazemos com o pensamento, fora dos registros das verdades postas, da recognição dos saberes? De que modo pensar a docência como um exercício de movimento do pensamento? – essas são algumas das questões que orientam a sua investigação e que se colocam como desafios para pensar a docência hoje, afirma a professora Angélica.
Além de participar de seminários livres na Université Paris 8, a docente também realiza investigações no Lycée Experimental Saint Nazaire e Lycée Experimental Autogéré de Paris, os quais trabalham com pedagogias alternativas, “pedagogias nômades”, baseadas na ideia de autogestão ou cogestão. Tais pedagogias são sustentadas por autores franceses, também estudados pela professora desde o seu mestrado, em 2003.
Apresentação de trabalho na Grécia
Inscrições abertas para o PPGEnsino
O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates recebe inscrições . O curso stricto sensu busca a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem, em todos os níveis, a partir da expansão dos conhecimentos científicos e tecnológicos. O mestrado e o doutorado assumem importante papel ao alinharem-se à perspectiva que pensa a educação como um processo que não se conclui, pois se a sociedade, a ciência e a tecnologia modificam-se constantemente, há necessidade de adequar-se às novas exigências oriundas dessas mudanças. O PPGEnsino oferece 12 vagas para o doutorado e 20 para o mestrado. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto em www.univates.br/ppgensino/processo-seletivo.