Entidade que representa a cultura negra de Venâncio Aires recebe nova identidade visual, feita por alunos do curso de Design

Postado em 05/07/2018 08h57min e atualizado em 05/07/2018 09h05min

Por Leonardo Seibel

Divulgação

Na noite do último dia 27 de junho, em evento realizado na cidade de Venâncio Aires, acadêmicos do curso de Design da Univates apresentaram a nova identidade visual da Associação Négo F. Club Acadêmicos do Samba. A apresentação fez parte do evento de lançamento do Mulata Café 35 anos, tradicional concurso de beleza realizado pela entidade.

A arte foi feita pelos alunos Fábio Antonio da Costa, Gustavo Garcia Schmidt, Lucas Monteiro Pinheiro, Matheus Ferreira da Luz e Rodrigo Ruschel, na disciplina Programação Visual, com o professor Rodrigo Brod. A escolha do Négo surgiu a partir da ideia do estudante Matheus da Luz, frequentador do clube, que destaca a importância da entidade para a comunidade.

O Négo sempre teve grande importância na minha vida, na dos meus pais e avós, e eu queria fazer alguma coisa para ajudar a levantar novamente a representatividade do clube que simboliza a resistência do povo negro contra o racismo, intolerância e a discriminação. Contei aos colegas a história do clube, de como ele surgiu a partir de um protesto na década de 1930 e a sua importância como um ‘refúgio’, que não possuía preconceitos de raça, religião e cultura
Matheus da Luz

Os estudantes desenvolveram a identidade visual a partir de pesquisas sobre a cultura africana em suas formas geométricas e suas grafias, de modo a representar a história do Négo. “Esse tipo de trabalho é de extrema importância pois conseguimos fazer a diferença. Houve um grande impacto social, que, desde o começo, foi o nosso objetivo quando desenvolvemos o trabalho”, completa Matheus.

Divulgação

Para o professor Rodrigo Brod, coordenador do curso de Design, o projeto da disciplina buscou o desenvolvimento de sistemas de identidade visual coerentes com as realidades dos clientes atendidos. "A identidade visual foi pensada de forma a poder ser reproduzida mesmo sem a utilização de recursos computacionais, podendo ser facilmente pintada ou replicada de outras formas", pontua

Opção para o Vestibular

Interessados em cursar Design na Univates em 2018B podem se inscrever no processo seletivo e realizar prova de redação agendada ou concorrer com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. O procedimento deve ser feito pelo site univates.br/vestibular até o dia 3 de agosto.