O controle biológico é uma técnica que utiliza organismos vivos para o controle populacional de outra espécie quando são evitados danos às plantas ou animais mantidos em ambiente natural ou artificial. Essa tecnologia pode ser aplicada com o objetivo de diminuir a população da praga naturalmente, sem o uso de agrotóxicos.
No Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), os estudos relacionados ao controle biológico são realizados por meio da área de concentração de Sustentabilidade da Cadeia Produtiva, que é composta por duas linhas de pesquisa: Eficiência Produtiva na Agroindústria e Sistemas Produtivos Agroindustriais Avançados.
De acordo com o coordenador do PPGSAS, doutor Noeli Juarez Ferla, o controle biológico tem se mostrado cada vez mais uma alternativa natural e não prejudicial ao ambiente para o controle de pragas. “Os alunos do PPGSAS podem desenvolver estudos aplicados de controle biológico nas mais diversas culturas, destacando-se a cultura do morango, soja, erva-mate, videiras, bem como a cadeia avícola com o controle ecológico de ectoparasitas”.
Inscrições abertas
O PPG em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) pretende formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal nas áreas de Tutela jurídica ambiental e Sustentabilidade da cadeia produtiva. São oferecidas 31 vagas para o mestrado. As inscrições podem ser realizadas até 19 de outubro pelo link www.univates.br/ppgsas/processoseletivo. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgsas@univates.br.
