Estudante é contemplada com bolsa do governo canadense

Postado as 2018-07-23 09:57:11

Por Nicole Morás

Quando a postagem sobre uma bolsa de estudos rolou pela timeline das redes sociais da  estudante Letícia Vognach, ela não deu muita atenção. Porém o desejo de fazer um intercâmbio em país de língua inglesa deixou a informação fornecida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) na memória da acadêmica, que poucos dias antes de o prazo de inscrições terminar resolveu fazer tudo que estava a seu alcance para se candidatar. Devido à correria, Letícia não tinha muitas expectativas, por isso se surpreendeu ao ser contemplada com uma bolsa do Programa Futuros Líderes nas Américas (Elap), oferecida pelo governo do Canadá, e irá realizar um semestre de estudos na Concordia University of Edmonton.

“Desde que eu entrei na graduação tive a ideia de realizar intercâmbio para um país de língua inglesa, para praticar e aprimorar o inglês. Faltando cerca de uma semana para o fechamento das inscrições, me lembrei da divulgação que a DRI havia feito referente à bolsa no Canadá, para a qual anteriormente não tinha dado muita atenção. A questão do auxílio financeiro teve grande influência para que eu me inscrevesse. Uma vez decidida, foi aquela correria para conseguir os documentos e tudo mais. Inclusive, agradeço ao pessoal da DRI por ser sempre atencioso e paciente comigo e também ao coordenador do curso de Engenharia Química, professor Gustavo Reisdörfer, pelo apoio que me forneceu”, explica ela.

Letícia com os pais

Nicole Morás

Como foi aluna do Projeto i, Letícia acredita que isso irá facilitar a imersão em um ambiente com idioma totalmente diferente. Além disso, ela conta com o apoio da família (na foto com a estudante). “Meus pais sempre me apoiaram nessa decisão, o que com certeza me motivou muito. Além do auxílio fornecido, acredito que, como todo intercâmbio, será uma experiência única e irei trazer ampla bagagem acadêmica para ser compartilhada. Espero ser a primeira de muitos daqui da Univates que participa da oportunidade que a bolsa Elap oferece”, finaliza.

Para a diretora da DRI, Viviane Bischoff, a oportunidade do governo canadense vai ao encontro não apenas dos interesses institucionais da Univates, mas também vem como uma forma de facilitar a experiência internacional dos estudantes por oferecer apoio financeiro, um dos grandes entraves para a internacionalização hoje em dia.

Por mais que trabalhemos com instituições conveniadas que, em parte, oferecem apoio financeiro, a grande maioria das instituições estrangeiras não tem esse benefício. Claro que o apoio financeiro não é tudo: se a Letícia não estivesse preparada - e aqui destaco especialmente o inglês fluente -, de nada adiantaria a bolsa Elap
Viviane Bischoff

“Destaco ainda o fato de a estudante estar atenta às oportunidades que temos divulgado à comunidade acadêmica periodicamente: trabalhamos não apenas com as ofertas institucionais, ou seja, por meio dos convênios com as instituições estrangeiras, mas também semanalmente prospectamos oportunidades ofertadas pelos mais diferentes organismos nacionais e internacionais. Nosso papel é levar ao estudante um mundo de oportunidades e auxiliá-lo em todo o processo. Mas, para isso, esse estudante deve estar preparado”, finaliza Viviane.

Saiba mais - Elap - Emerging Leaders in the America Program

É um programa do governo canadense que oferece bolsas de curta duração (4 a 6 meses) para estudantes de graduação, mestrado e doutorado de universidades do continente americano que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá.

São elegíveis os estudantes que estejam matriculados regularmente em uma instituição de ensino superior no Brasil que tenha acordo de cooperação com uma instituição de ensino superior canadense. No caso da Univates, há acordo com a Concordia University of Edmonton. Para o nível de graduação, é necessário que haja um acordo de cooperação prévio entre a instituição brasileira e a instituição canadense. Para mestrado ou doutorado, caso não haja intercâmbio formal entre as instituições, podem ser consideradas as candidaturas que envolvam uma nova ou já existente colaboração entre professores das instituições canadense e brasileira.