Há alguns anos o dia 26 de julho é comemorado duplamente pela Dona Lilia da Silva Moraes, de 76 anos. A data, além de marcar a passagem do seu aniversário, também é conhecida no Brasil como o Dia dos Avós. Mas, em 2018, Lilia aproveitou pela primeira vez o dia ao lado de um neto que ganhou há pouco mais de três meses: o neto de aluguel.
É o que faz Junior Berwanger, de Bom Retiro do Sul. Diplomado há oito anos no curso Técnico em Enfermagem da Univates, ele divide a rotina entre o trabalho de socorrista do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e as atividades como “neto de aluguel”.
A demanda deu a ele a ideia de alugar seu tempo especialmente aos idosos. A atuação começou há cerca de quatro meses e hoje Junior já conta com aproximadamente 20 “avós”.
Além de acompanhar em consultas e exames, eu também levo-os para passeios e atividades de lazer. Em todo atendimento verifico os sinais vitais dessa pessoa, analisando o estado clínico em que ela está. Com isso, ela também consegue se prevenir de ter um problema de saúde maior posteriormente Junior Berwanger, neto de aluguel
Mas a proposta, segundo ele, deixa de ser vista como um negócio, ganhando outros patamares afetivos. “Eu não considero os idosos meus clientes, mas sim amigos. Acabo entrando na casa deles, então começo a ter o afeto de um neto, pois você precisa dar a atenção que um neto dá”, conta.
Dona Lilia confirma e diz ver em Junior uma verdadeira amizade. “Encontrei o serviço no Facebook e achei muito interessante, pois os idosos às vezes não têm a companhia de alguém que possa levá-lo ao médico ou para fazer um exame. E o Junior já é uma pessoa preparada, pois é enfermeiro, então acaba dando uma segurança maior para nós”, conclui.
Como funciona
Como chamar
Contatos com o profissional podem ser feitos pelo telefone (51) 99531-1513 ou na página do negócio no Facebook, chamada “Neto de Aluguel”.
