Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

“Neto de aluguel”: companhia e atenção aos idosos

Postado as 2018-07-26 16:44:07

Por Artur Dullius

Há alguns anos o dia 26 de julho é comemorado duplamente pela Dona Lilia da Silva Moraes, de 76 anos. A data, além de marcar a passagem do seu aniversário, também é conhecida no Brasil como o Dia dos Avós. Mas, em 2018, Lilia aproveitou pela primeira vez o dia ao lado de um neto que ganhou há pouco mais de três meses: o neto de aluguel.

É o que faz Junior Berwanger, de Bom Retiro do Sul. Diplomado há oito anos no curso Técnico em Enfermagem da Univates, ele divide a rotina entre o trabalho de socorrista do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e as atividades como “neto de aluguel”.

“Durante o dia eu prestava o serviço de home care, que é um serviço domiciliar de atendimento em enfermagem. Com o tempo, fui percebendo que grande parte dos idosos acabava solicitando auxílio para ir a locais como bancos e supermercados, só que eu não conseguia atendê-los por ter outros compromissos”, lembra.

A demanda deu a ele a ideia de alugar seu tempo especialmente aos idosos. A atuação começou há cerca de quatro meses e hoje Junior já conta com aproximadamente 20 “avós”.

Além de acompanhar em consultas e exames, eu também levo-os para passeios e atividades de lazer. Em todo atendimento verifico os sinais vitais dessa pessoa, analisando o estado clínico em que ela está. Com isso, ela também consegue se prevenir de ter um problema de saúde maior posteriormente
Junior Berwanger, neto de aluguel

Mas a proposta, segundo ele, deixa de ser vista como um negócio, ganhando outros patamares afetivos. “Eu não considero os idosos meus clientes, mas sim amigos. Acabo entrando na casa deles, então começo a ter o afeto de um neto, pois você precisa dar a atenção que um neto dá”, conta.

Dona Lilia confirma e diz ver em Junior uma verdadeira amizade. “Encontrei o serviço no Facebook e achei muito interessante, pois os idosos às vezes não têm a companhia de alguém que possa levá-lo ao médico ou para fazer um exame. E o Junior já é uma pessoa preparada, pois é enfermeiro, então acaba dando uma segurança maior para nós”, conclui.

Como funciona

Por meio do slogan “A vida é agora, não fique aí parado”, Berwanger oferece seu trabalho a idosos, cadeirantes e crianças especiais, sendo a terceira idade o foco da ação. Ele atende em um Fiat Doblò, com capacidade para até cinco pessoas, equipado com material de verificação de sinais vitais.

Os serviços ofertados vão desde passeios, acompanhamento em consultas e exames, sessões de fisioterapia e academia, idas ao supermercado e agências bancárias até condução para festas e para a casa de parentes ou amigos. Além disso, Junior faz ainda atendimentos domiciliares, dentro da proposta do home care, com a possibilidade de dar banhos e separar medicação para o período de uma semana.

Como chamar

Contatos com o profissional podem ser feitos pelo telefone (51) 99531-1513 ou na página do negócio no Facebook, chamada “Neto de Aluguel”.