A 12ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e o 1º Encontro Regional de Agrobiodiversidade dos Vales conta com dois eixos principais de atividades, sendo eles plantas bioativas na saúde e na alimentação humana e plantas bioativas na sanidade ambiental. Ao todo, mais de 600 pessoas de mais de 100 municípios participam das atividades que seguem até o sábado, dia 28, na Universidade do Vale do Taquari.
No painel “Potencialidades das espécies nativas”, realizado pela manhã, a doutora Elisete de Freitas abordou a importância das plantas originárias do Rio Grande do Sul, explicando que as espécies exóticas podem oferecer risco às espécies nativas. Elisete também falou sobre o potencial alelopático de algumas plantas, ou seja, a capacidade que essas espécies têm em inibir o crescimento e a germinação de outras plantas, agindo naturalmente como herbicidas naturais.
Já o doutor Eduardo Ethur iniciou sua fala sobre a relação histórica entre o homem e as plantas e estudos que apontam que entre 1981 e 2014, mais de 75% dos fármacos tiveram suas estruturas descritas com base em algum componente natural. “Essa aplicação se deu a partir do uso tradicional das espécies vegetais, o que geralmente se inicia pelo consumo de chás”, afirmou ele. Ethur afirmou ainda que muitas espécies são “canivetes suíços” devido à grande variação de ativos que podem ser utilizados.
O evento também teve um espaço dedicado para que escolas apresentassem trabalhos desenvolvidos sobre a temática do evento e o Museu de Ciências da Univates (MCN) realizou a exposição “O caminho das especiarias”. Também foram realizadas 25 oficinas, palestras, conferências e apresentação de pôsteres de trabalhos científicos.
Trilhas ecológicas e interpretativas, pancaminhadas, oficinas temáticas, relatos de experiências, exposição de projetos escolares, espaço da erva-mate, apresentação de trabalhos científicos, espaço do cuidado, hora do chá e feira de produtos orgânicos – em parceria com a Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) – são outras atividades que ocorrerem paralelamente ao evento principal. A programação da 12ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas é realizada nos Prédios 7 e 9 da Univates, conforme programação disponível aqui.
