Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Medicina

Dez motivos para você fazer Medicina na nossa Universidade

Por Ana Amélia Ritt

Postado em 2018-08-09 13:47:20


Compartilhe

 

Preparamos 10 itens que mostram que aqui é o lugar ideal para você. Confira. 

1) Contato direto com a comunidade

 

Com formação humanista, o curso de Medicina da Univates busca o contato com a comunidade desde o início do curso. Um dos exemplos de atividades foi a aplicada na Escola Municipal de Educação Infantil Amiguinhos do Jardim, em Lajeado. No terceiro semestre do curso, a turma observou o crescimento e o desenvolvimento das crianças. A atividade fez parte do módulo Saúde e Sociedade, que está presente em todo o currículo do curso e que semestralmente enfoca uma área, como a promoção de saúde na infância e na adolescência. Venha saber mais aqui.

2) Inserção em espaços profissionais

Desde a primeira semana de aula os alunos já acompanham profissionais nas unidades básicas de saúde, vivenciando e experimentando as relações entre médico e paciente.

Os estudantes que estão nos últimos dois anos do curso participam do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO/Internato), que oferece aos alunos uma visão generalista e o contato com diversas áreas da Medicina. Nesse momento, práticas são realizadas nos Hospitais de Estrela (em Estrela/RS), São José (Arroio do Meio/RS) e Bruno Born (Lajeado/RS), além de no Ambulatório de Especialidades Médicas, no Centro Clínico Univates; no Centro de Atendimento Materno-Infantil (Cami), também no Centro Clínico; e na Estratégia de Saúde da Família 1 e 2 do bairro Montanha, em Lajeado.

Outra opção é o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde). Com a análise do trabalho realizado pelas equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESF), os alunos de Medicina realizam ações com base no Humaniza-SUS, buscando a valorização do trabalho na área, a melhoria da atenção baseada na responsabilização e vínculo, além da humanização do cuidado para atender melhor a população.

3) Projetos voluntários

 

Como Instituição Comunitária, vários projetos de extensão envolvem o entorno da Universidade. Dois deles, porém, merecem destaque especial, pois foram pensados por estudantes de Medicina da Univates. Espie só e participe:

 

VestVates: o projeto consiste em um cursinho popular que prepara jovens estudantes que não têm condições de estudar em cursos particulares pré-vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O mais legal é que os professores das aulas são os próprios estudantes da Univates (graduação ou pós-graduação), que se disponibilizam voluntariamente. Gostou? Acesse o site www.vestvates.com.br para mais informações.

4) Trabalhos premiados internacionalmente

Além disso, Andressa e Paola fazem parte da Rural Seeds, uma rede internacional que objetiva promover a saúde rural em três frentes principais: educação e treinamento, empoderamento e comunicação. Com o time da Rural Seeds, as estudantes também ficaram em segundo lugar no India Healthcare Ideathon 2018.

 

5) Laboratórios equipados

6) Docentes qualificados

O curso conta com corpo docente com larga vivência acadêmica e profissional, estando todo ele inserido no mercado de trabalho. Além disso, 66% do corpo docente são mestres e doutores e 34% do corpo docente são especialistas*.

*Dados referentes a 2018A.

7) Acesso à base UpToDate

Disponibilizada pela Biblioteca Univates, a base de dados UpToDate possui conteúdo científico revisado, referenciado e com recomendações médicas. Com corpo editorial formado por mais de 6.000 médicos, a plataforma é uma fonte de informação bem importante. “Hoje a quantidade de informações médicas que são distribuídas em periódicos e revistas médicas é muito grande e é impossível ter acesso a todas elas, pelo custo e pelo tempo que seria necessário para estudar. A UpToDate é organizada por um grupo de médicos e atualizada a cada três meses, enquanto um livro da área médica é atualizado a cada cinco anos. Ou seja, um curso de ponta precisa usar bibliografias de ponta”, explica o coordenador do curso de Medicina, Luiz Fernando Kehl.

8) Apoio e acompanhamento ao estudante

No seu ingresso e ao longo do curso, estudantes recebem apoio e acompanhamento da Univates com a finalidade de auxiliar o desenvolvimento do aluno no curso. Assim, são incentivadas a integração e a participação no contexto institucional, contribuindo também para a amenização das angústias, da ansiedade e de conflitos que podem vir a ser provocados durante a formação do estudante.

9) Incentivo a pesquisas na área

O curso de Medicina da Univates possui o Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe), criado com o objetivo de aproximar os estudantes da iniciação científica. Constituído por linhas de pesquisa nas áreas de clínica médica, saúde coletiva e saúde da mulher, o Nupe desenvolve a cultura de pesquisa entre os alunos e professores e incentiva a publicação de artigos, livros, capítulos de livros, trabalhos completos e resumos para anais. Confira o que foi publicado de 2015 até maio de 2018.

Artigos publicados em periódicos na área: 109

Livros ou capítulos em livros publicados na área: 14

Trabalhos completos publicados em anais de eventos: 4

Resumos publicados em anais: 170

 

10) Flexibilidade de pagamento

Aos estudantes de Medicina a Univates oferece três opções de financiamento: Bradesco, Unicred e Santander.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar