Univates chega ao Nordeste com o PPGEnsino

Postado as 2018-09-24 09:03:14

Por Nicole Morás

Programas de Pós-Graduação com boa avaliação são autorizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a serem oferecidos fora da sede da instituição promotora como forma de proporcionar o desenvolvimento científico e cultural em diferentes partes do país. No caso do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates, com nota 4, o Mestrado Interinstitucional (Minter) será oferecido em Lagarto, no estado de Sergipe, por meio de uma parceria com o Centro Universitário Ages - Uniages, cuja sede fica no estado da Bahia.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Maria Madalena Dullius, a aproximação entre as instituições se deu a partir do contato do Reitor da Uniages que conhecia a Univates e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos na Universidade do Vale do Taquari, e demonstrou interesse em qualificar seu corpo docente. “Quando visitei a Uniages, em reunião com mais de 30 professores, o reitor destacou que o motivo da escolha da Univates para firmar parceria para qualificar seu grupo de docentes é devido à qualidade e seriedade que ele percebeu nos trabalhos desenvolvidos aqui quando nos visitou e também pela nota dos nossos cursos”, explica.

Madalena acrescenta que cada PPG só pode oferecer um curso de mestrado e doutorado em outra Instituição de pesquisa e ensino por vez.  Além do Minter em PPGEnsino que inicia as aulas em outubro deste ano, também estão em negociação Minter dos outros PPGs da Instituição e Dinter (doutorado interinstitucional).

Tuane Eggers

Segundo a coordenadora do PPGEnsino, professora Ieda Maria Giongo, poder oferecer o Minter é um indicador da qualidade do programa da Univates.

“Por parte da Univates, o interesse em oferecer essa modalidade vai ao encontro da nossa missão social e de caráter comunitário, pois entendemos que é compromisso de uma instituição de ensino superior oferecer subsídios para o desenvolvimento das distintas regiões, nesse caso por meio da qualificação de professores”, avalia.

Ieda acrescenta que os professores do Minter serão os mesmos que realizam atividades na Univates, o que garante que a qualidade da Instituição e do PPG estarão assegurados. Ieda também explica que o maior impacto da realização das atividades do PPGEnsino em Sergipe será em relação ao estudo das realidades escolares locais e da proposição de novas teorias e métodos que expliquem ou resolvam os objetos de investigação.

Os docentes da Univates atuarão nas disciplinas ministradas e por meio do suporte teórico-metodológico para que os mestrandos possam desenvolver suas pesquisas. Como o contexto deles é diferente do nosso, o impacto se dará justamente no estudo das demandas e alternativas para aquela região”. Nesse processo, nossos docentes também agregarão novos conhecimentos
Ieda Giongo

As atividades do Minter do PPGEnsino devem iniciar em Lagarto na primeira semana de outubro.

Como vai funcionar?

Os docentes do PPGEnsino se deslocarão até a Ages  para ministrarem as disciplinas, cuja carga horária será concentrada na primeira semana de cada mês, de outubro de 2018 a setembro de 2019. Nas semanas seguintes à das aulas, os mestrandos irão realizar as atividades das disciplinas e, paralelamente, trabalhar em suas pesquisas e dissertação.