Feira de Ciências incentiva a pesquisa em escolas

Postado as 2018-10-02 19:41:23

Por Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Voltada a escolas de todo o Rio Grande do Sul, a 8ª Feira de Ciências da Univates ocorre nesta terça e quarta-feira, dias 2 e 3, no Complexo Esportivo da Instituição. Por meio da apresentação de 100 projetos de Ensino Fundamental, Médio e Técnico, o evento promovido pela universidade busca incentivar a inovação e a divulgação científica.

De 23 municípios, dos Vales do Taquari, Rio Pardo e dos Sinos, os projetos mostram preocupações e curiosidades da sociedade identificadas pelos próprios alunos. “Muitos trabalhos incríveis são desenvolvidos, mas ficam apenas dentro da sala de aula. O evento permite que eles extrapolem as paredes da escola e sejam apresentados para a comunidade”, destaca a coordenadora da Feira de Ciências, professora Jane Herber.

Ana Amélia Ritt

Entre os trabalhos apresentados está o de Igor Ferreira e Rômulo Almeida, estudantes do 3º ano do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco. A dupla idealizou uma estufa automatizada, que também pode ser controlada por meio de um aplicativo de celular. “Pensamos nas pessoas que moram em apartamentos, que estão viajando ou que não têm tempo para cuidar de suas hortas”, explicam. Com a ideia deles, o interessado possui mais praticidade, já que pode controlar a temperatura e a luminosidade da estufa pelo celular, além de diminuir o tempo de germinação da planta.

O que falta no nosso adolescente é o incentivo. Eles são muito capazes e possuem ótimas ideias, mas precisam que alguém acredite no seu potencial. Nesse sentido, a Feira de Ciências é uma vitrine a esses projetos, que são vistos também por pesquisadores e empresários da região
professora de Física de Rômulo e Igor, Vanessa Paula Reginatto

Ana Amélia Ritt

Já os estudantes do 9º ano do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) Ângelo Arthur Wenzel, Eduardo Knecht Collett e Marcelo Welzel pensaram em um controle termo-recarregável. “Os controles possuem baterias que precisam ser recarregadas frequentemente ou estão diretamente conectados a um aparelho. Nossa ideia é criar um controle capaz de ser recarregado com o calor corporal do jogador”, explica Marcelo.

Ana Amélia Ritt

A novidade desta edição ficou por conta das crianças de 5 a 6 anos. Voltada a escolas de Lajeado, a Feira Kids contou com três projetos, entre eles O Ciclo de Vida da Lagarta. A professora Julie Reinheimer do Colégio Madre Bárbara explica que um dos alunos trouxe 10 lagartas e, a partir daí, a turma acompanhou o processo de vida delas e pesquisou sobre sua transformação. “Elas se transformam em pupas e depois de três semanas viram borboletas”, conta o pequeno Felipe. Sobre o que mais gostou, Ana não exita: “Gostei de aprender tudo!”.

Saiba mais

A 8ª Feira de Ciências da Univates e 1ª Feira Estadual de Ciências é promovida pela Univates com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento integra a programação do  12º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC). Os projetos premiados serão divulgados no dia 29 de outubro.