O olhar de alunos concluintes do Ensino Médio e do Ensino Fundamental sobre a escola foi o objeto de estudo de um grupo de pesquisadores ligados ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates nos últimos três anos. Com o título “A escola e as novas configurações da contemporaneidade: a voz dos estudantes concluintes de Ensino Médio e Fundamental”, a pesquisa, que encerrou em janeiro de 2018, teve seus primeiros resultados apresentados em julho, durante evento no Canadá.
Conforme a coordenadora do projeto, professora Doutora Suzana Feldens Schwertner, o objetivo da pesquisa foi entender como os estudantes concluintes percebem as funções da escola atualmente e o que a instituição representa para eles. Ela acrescenta que a equipe iniciou o trabalho ainda em 2014, quando foi enviado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) um projeto para solicitação de financiamento da pesquisa. Com a aprovação do edital em novembro do mesmo ano, o grupo pôde iniciar o estudo em 2015.
Com cerca de 15 profissionais, entre professores, bolsistas de mestrado, de graduação, iniciação científica e duas alunas de Ensino Médio, a equipe trabalhou por meio de discussões teóricas e metodológicas, além de realizar encontros de grupos focais com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio em duas escolas de Lajeado, uma pública e uma privada.
É comum fazermos esse processo com os professores, gestores ou pesquisadores da educação, mas dificilmente escutamos os estudantes. Nunca ninguém havia dado voz a eles. Eles querem falar e têm muito a nos ensinar sobre a sua escola, porque a vivenciam todos os dias Suzana Schwertner
“Os jovens acreditam que a escola é um espaço para aprender com os outros e compartilhar conhecimento”, destaca Suzana. “Ver a escola a partir das lentes deles, dos atores da pesquisa, é muito mais interessante pois reforça o protagonismo deles, a sua sensibilidade visual e caminhos e situações dos quais nós professores muitas vezes não nos damos conta”.
Conforme Suzana, os resultados do estudo continuam sendo avaliados, mas já destacam aspectos como a diversificação em relação aos espaços de aprendizagem, o destaque da biblioteca e da leitura na vida dos alunos, o disciplinamento, a amizade e o senso de coletividade, o valor atribuído à figura do professor e a importância de es ste profissional se abrir para novas perspectivas de ensino, que permitam ao estudante uma atuação mais ativa na rotina de aula.
Após o encerramento da pesquisa, as fotografias produzidas pelos alunos foram organizadas em pequenas exposições nas escolas que participaram do estudo. Em breve, o material poderá ser visitado no Espaço Arte dos prédios da Univates.
Reconhecimento internacional
Conforme Suzana, a partir dos resultados da pesquisa, um novo projeto deve surgir. “O objetivo agora será reunir a primeira turma que participou da pesquisa em 2015 e relatar sua trajetória após o Ensino Médio, questionando o que eles diriam para si mesmos quando estudantes há três anos”, explica.
Para Suzana, o estudo realizado pelo PPG Ensino tem importância não só para a educação, mas também para toda a sociedade, ao contribuir para uma articulação maior entre escolas e Universidade em busca de aprimorar a educação.
“Queremos trazer a escola para perto da Univates, possibilitar uma aproximação com os professores, para que eles venham participar, escrever e criar com a gente”, reforça. “Esta é a maior contribuição do pensar a escola hoje. Precisamos melhorar muita coisa, mas a escola continua sendo um espaço incrível de potência e é preciso dar voz aos alunos para que continuemos produzindo coisas ainda mais interessantes.”
