Pesquisadores do PPGAD e do Museu de Ciências participam do encontro da Sociedade de Arqueologia Brasileira

Postado as 2018-10-16 13:55:34

Por Nicole Morás

Divulgação

Cinco pesquisas realizadas pelo Laboratório de Arqueologia, vinculado ao Museu de Ciências da Univates, foram apresentadas no XI Encontro do Núcleo Regional Sul da Sociedade de Arqueologia Brasileira, que ocorreu na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

O núcleo do Rio Grande do Sul foi coordenado pela professora Neli Galarce, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates. A docente também proferiu a palestra “Pesquisa, salvaguarda e comunicação do patrimônio arqueológico em universidades comunitárias”.

O evento reuniu mais de 200 pesquisadores brasileiros, de mais de 20 instituições, e pesquisadores da França, Estados Unidos, Colômbia, Paraguai e Argentina. A atividade contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Confira os trabalhos apresentados

- Recuperação de macrovestígios botânicos em sítios arqueológicos Guarani

- Contatos interétnicos entre Guarani e Jê meridionais: uma visão a partir da cerâmica arqueológica

- Cultivos alimentares, manejo de plantas e uso do espaço pelos Guarani pré-coloniais a partir de análise carpológica