Atenção à segurança
Conforme Locatelli, a atividade se destaca ao instruir alunos concluintes do Ensino Médio que estão prestes a entrar no mercado de trabalho ou já estão empregados. O assunto não é disciplina do Ensino Médio, porém é fundamental para que os futuros trabalhadores conheçam os principais riscos de acidentes e as doenças ocupacionais.
“É urgente disseminar a cultura da prevenção, uma vez que os acidentes de trabalho ocorrem com muita frequência. Conforme dados do Tribunal Regional do Trabalho do RS, a ocorrência de acidentes de trabalho é superior à de latrocínios”, reforça o professor.
A atividade ainda busca instruir funcionários e colaboradores das instituições de ensino quanto aos possíveis acidentes e as melhores ações preventivas para evitá-los. Segundo Locatelli, é considerado acidente de trabalho no ambiente escolar todo aquele que envolver algum professor ou servidor, como queimaduras, cortes com facas na cozinha, choques, quedas, lesões decorrentes de incêndios, agressões físicas sofridas por trabalhadores, entre outros.
Para evitar esses acidentes, o professor ressalta a importância de medidas protetivas, que são abordadas nas palestras, como cuidar da estrutura física da escola, usar corrimão, ter atenção ao manipular vidros, instalar luz e sinalizar saídas para casos de emergência, manter extintores com vistoria em dia, obedecer à sinalização e seguir orientações e treinamentos de segurança, além de disponibilizar em local de fácil visualização os telefones de emergência.
Para complementar o ensino aos alunos, foi elaborada também uma cartilha digital com informações sobre o tema, como números de acidentes em cidades do Vale do Taquari para possibilitar o conhecimento da realidade regional, e sugestões de atividades para os professores trabalharem com suas turmas. O material, elaborado em conjunto pelo professor Cesar Locatelli e pelo estudante Marcelo Teixeira dos Santos, é distribuído de forma gratuita.
A cartilha foi apresentada no último mês de setembro para a coordenadora regional de Educação, Greicy Weschenfelder, tendo sido sugerido o compartilhamento com as direções das escolas da rede estadual, de modo a somar esforços com as ações das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves).
Inscrições abertas
O Técnico em Segurança do Trabalho é um dos 17 cursos técnicos com inscrições abertas para o semestre 2019/A. Interessados podem realizar inscrição até 11 de dezembro pelo site www.univates.br/tecnicos/inscricoes.
Com exceção do Técnico em Radiologia (que exige idade mínima de 18 anos e Ensino Médio completo), não é necessário ter concluído o Ensino Médio para ingressar nos demais cursos técnicos, que podem ser realizados de forma concomitante com a escola. Porém, para receber o diploma de técnico, é necessário ter concluído o Ensino Médio.
A modalidade não apresenta processo seletivo via prova. As aulas do semestre 2019/A iniciam em 14 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5024, ou pelo e-mail cep@univates.br.
