Foram apresentados os resultados das atividades desempenhadas pelo ESI entre 2013 e 2018. Após a análise, a comissão avaliativa construiu um parecer descritivo. Nele foram apontados os pontos positivos e negativos das ações desenvolvidas no período.
O instituto é internacionalmente conhecido por ter descoberto e descrito as espécies de hominídeos Australopithecus africanus, Australopithecus sediba e Homo naledi, ancestrais da espécie humana (Homo sapiens). “O convite para participar reflete o trabalho de pesquisa, ensino e extensão desenvolvido na Univates, que tem impacto nacional e internacional”, argumenta Jasper. Ele ressalta que também reforça a qualidade da Universidade como um todo, pois esse tipo de ação garante a inserção internacional da Instituição e serve de base para futuras parcerias externas.
Participação em banca de doutorado na África do Sul
Além de colaborar com a avaliação do ESI, Jasper esteve em uma banca de doutorado em Geociências na Universidade de Pretória, também localizada em Joanesburgo. A tese de doutorado avaliada abordou as condições paleoambientais predominantes na formação das camadas de carvão mineral do paleocontinente de Gondwana ao longo do período Permiano (há aproximadamente 280 milhões de anos).
