Pesquisador da Dinamarca aborda sustentabilidade no manejo de gado de leite

Postado as 2018-10-22 21:17:53

Por Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

A produção sustentável de alimentos é preocupação a nível mundial. Inserido neste contexto, está o manejo de gado de leite, tema principal da palestra que ocorreu nesta segunda-feira, dia 22, no Parque Científico e Tecnológico da Univates (Tecnovates). Quem abordou o assunto foi o professor Niels Erik Jespersen, da Dalum Academy of Agricultural Business, Instituição da Dinamarca.

Ana Amélia Ritt

Com experiência na temática de sustentabilidade no setor agrícola e na área de biogás, Jespersen contextualizou a situação da Dinamarca e abordou aspectos técnicos e econômicos no manejo de fazendas agrícolas. Durante sua fala, o professor destacou a busca pelo conhecimento e o uso da tecnologia por parte dos produtores. Com o exemplo da Dinamarca, afirmou que a mão de obra é valorizada no local, pois possui equipes enxutas e muito qualificadas.

Conforme o pesquisador, entre os principais assuntos abordados no colégio agrícola dinamarquês está a gestão. Com projetos multidisciplinares, a Dalum alia a teoria e a prática. Durante a palestra, Jespersen trouxe dados do país europeu, afirmando que apesar de não conseguir produzir alimentos de outubro a abril, por ser muito frio e pelo país representar apenas 0,4% da área da Europa, a Dinamarca é responsável por 38% da produção agrícola exportada pelo continente. “Alimentamos 16 milhões de pessoas, então cada fazenda produz comida para 400 pessoas”, menciona.

Ana Amélia Ritt

Além da palestra, a visita do professor está vinculada ao projeto “Pesquisa & Desenvolvimento MEQ: uma inovadora e sustentável produção de queijos maturados de elevado valor agregado”, coordenado pela professora da Univates Claucia Fernanda Volken de Souza e vinculado à empresa Milk, Education e Quality (MEQ), residente do Tecnovates.

Conheça a MEQ

A parceria com o pesquisador surgiu a partir da MEQ, empresa que busca produzir alimentos com excelência a partir de um sistema de manejo socioeconômico e ambiental que viabiliza o desenvolvimento contínuo do negócio. Desde 2014 a empresa conta com um programa de trainee com a Dalum, proporcionando intercâmbio de conhecimento rural.