Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisador da Dinamarca aborda sustentabilidade no manejo de gado de leite

Postado as 2018-10-22 21:17:53

Por Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

A produção sustentável de alimentos é preocupação a nível mundial. Inserido neste contexto, está o manejo de gado de leite, tema principal da palestra que ocorreu nesta segunda-feira, dia 22, no Parque Científico e Tecnológico da Univates (Tecnovates). Quem abordou o assunto foi o professor Niels Erik Jespersen, da Dalum Academy of Agricultural Business, Instituição da Dinamarca.

Ana Amélia Ritt

Com experiência na temática de sustentabilidade no setor agrícola e na área de biogás, Jespersen contextualizou a situação da Dinamarca e abordou aspectos técnicos e econômicos no manejo de fazendas agrícolas. Durante sua fala, o professor destacou a busca pelo conhecimento e o uso da tecnologia por parte dos produtores. Com o exemplo da Dinamarca, afirmou que a mão de obra é valorizada no local, pois possui equipes enxutas e muito qualificadas.

Conforme o pesquisador, entre os principais assuntos abordados no colégio agrícola dinamarquês está a gestão. Com projetos multidisciplinares, a Dalum alia a teoria e a prática. Durante a palestra, Jespersen trouxe dados do país europeu, afirmando que apesar de não conseguir produzir alimentos de outubro a abril, por ser muito frio e pelo país representar apenas 0,4% da área da Europa, a Dinamarca é responsável por 38% da produção agrícola exportada pelo continente. “Alimentamos 16 milhões de pessoas, então cada fazenda produz comida para 400 pessoas”, menciona.

Ana Amélia Ritt

Além da palestra, a visita do professor está vinculada ao projeto “Pesquisa & Desenvolvimento MEQ: uma inovadora e sustentável produção de queijos maturados de elevado valor agregado”, coordenado pela professora da Univates Claucia Fernanda Volken de Souza e vinculado à empresa Milk, Education e Quality (MEQ), residente do Tecnovates.

Conheça a MEQ

A parceria com o pesquisador surgiu a partir da MEQ, empresa que busca produzir alimentos com excelência a partir de um sistema de manejo socioeconômico e ambiental que viabiliza o desenvolvimento contínuo do negócio. Desde 2014 a empresa conta com um programa de trainee com a Dalum, proporcionando intercâmbio de conhecimento rural.