Pesquisa na área de materiais compósitos vinculada ao curso de Engenharia Química vem ganhando destaque

Postado as 2018-10-29 09:54:57

Por Nicole Morás

O projeto de  pesquisa “Compósitos Poliméricos com Fibras Vegetais: utilização de resíduos pós-consumo e propriedades de retardância à chama”, desenvolvido na Universidade do Vale do Taquari, vem ganhando destaque em diferentes eventos científicos no estado. O projeto é coordenado pelo professor André Luís Catto e conta com a participação de duas pesquisadoras, as professoras Cleide Borsoi e Betina Hansen.

Divulgação

O bolsista de iniciação científica do projeto, Marcos Aurélio Dahlem Júnior, do curso de Engenharia Química, recebeu destaque pela apresentação do trabalho “Avaliação do tratamento alcalino em diferentes resíduos de fibras vegetais para aplicação em compósitos poliméricos” no  Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), realizado no último dia 18. Dahlem foi o único estudante não vinculado à Ufrgs a receber a distinção. Esse é o segundo destaque recebido pelo aluno desde o início do projeto, em março deste ano, sendo premiado também no II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento da Univates, realizado em junho.

O projeto tem como objetivo avaliar a viabilidade do uso de reforços de fonte renovável, como fibras vegetais e resíduos lignocelulósicos da área agroindustrial provenientes da região do Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo na preparação de compósitos  termoplásticos, utilizando como matriz polimérica o polipropileno e o polipropileno reciclado, e avaliando assim suas propriedades mecânicas, térmicas e o uso de retardantes à chama para minimizar suas características de inflamabilidade. Os compósitos são materiais formados pela união de dois ou mais materiais com o objetivo de se obter um produto de melhor qualidade, com novas características e propriedades; já os termoplásticos são polímeros que se deformam em altas temperaturas, podendo ser moldados e conformados facilmente, mantendo a sua estrutura, como é o caso do polipropileno.

De acordo com os pesquisadores, aproveitar recursos naturais pode potencializar a eficiência e a aplicabilidade de novos produtos, minimizando assim impactos ambientais. “Além de contribuir para o meio ambiente em relação à destinação de diferentes resíduos de fibras vegetais, o material em estudo tem grande potencial para aplicações na área da construção civil, uma vez que tem potencial para ser utilizado em diversas aplicações não estruturais, como, por exemplo, na fabricação de portas, janelas, pisos, decks e divisórias. Além disso, em termos ambientais, se torna uma alternativa para a redução do problema de descarte no meio ambiente tanto de resíduos poliméricos, não recicláveis, quanto de materiais lignocelulósicos, considerando-se o imenso valor potencial desses materiais. Com isso, por meio da diminuição do volume de resíduo sólido urbano descartado, busca-se investir cada vez mais em desenvolvimento de novos materiais mais sustentáveis e ecologicamente corretos”, explicam eles.

Os resíduos utilizados no estudo são provenientes de diferentes tipos de fibras vegetais e agroindustriais da região, como da erva-mate, da produção de uva e da indústria cervejeira (bagaço de malte). Os estudos de caracterização e tratamentos preliminares das fibras vegetais já foram realizados e, no momento, estão sendo avaliadas todas as propriedades dos materiais compósitos produzidos com esses resíduos renováveis.

Engenharia Química é opção no Vestibular Univates

O curso de Engenharia Química é opção no Vestibular Univates, que está com inscrições abertas. Inscreva-se em univates.br/vestibular. São oferecidos 42 cursos presenciais e 17 a distância, que disponibilizam vagas para ingresso em 2019A. A prova agendada será aplicada em todos os polos da Univates (polo matriz em Lajeado, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Guaporé, Encantado, Estrela, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Veranópolis e Venâncio Aires).

Os interessados podem agendar sua prova de redação ou solicitar ingresso com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. Para ingressar no EAD também é possível concorrer como portador de diploma de curso superior, solicitar reingresso ou realizar transferência de outra instituição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone (51) 0800 7 07 08 09.