InovaTecnovates apresenta programação com destaque na área de alimentos

Postado as 2018-10-30 13:24:52

Por Natália Bottoni

Ana Amélia Ritt

Nicole Morás

Com foco na área de alimentos, a 3ª edição do InovaTecnovates ocorre, nos dias 6 e 28 de novembro, no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). O evento visa a qualificar empresas desse segmento com foco em novas tecnologias de processamento e embalagens, boas práticas de produção, legislação atual e técnicas para avaliação de tempo de prateleira. A inscrição é gratuita e pode ser feita neste link.

O encontro possibilita a agregação de valor aos alimentos já produzidos na região, além de apresentar soluções para o desenvolvimento de novos produtos das empresas pré-incubadas e incubadas da Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates). O evento é vinculado  com o projeto “Implantação do Laboratório de Práticas de Produção de Alimentos - Food”, conveniado com  a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

No dia 6 ocorre a atividade “Processamento de produtos cárneos e boas práticas de produção”, das 8h às 12h e das 13h às 19h, no miniauditório. A engenheira de alimentos Renata Hoffmeister irá tratar da estrutura e composição da carne, dos cortes de bovinos, de frango e suínos e do abate. A microbiologia e os aspectos físico-químicos da carne também estarão em pauta, além dos fluxogramas de processamento de alguns embutidos, legislação sobre regras de abate e padrões de produtos cárneos. No mesmo dia, das 18h às 22h, no auditório, será realizado o “Seminário de embalagens”. Tipos de embalagens, suas utilizações, tendências e legislações serão as questões levantadas pelo coordenador de desenvolvimento de produto da Brasilata, Marcelo Kern Junqueira.

No dia 28, das 8h às 12h e das 13h às 19h, ocorre o “Treinamento em teste acelerado de tempo de prateleira (Shelf Life)”, no miniauditório. A doutora em microbiologia agrícola e do ambiente Francielle Bücker irá falar das técnicas de avaliação de vida útil de alimentos e das tecnologias de preservação de alimentos. Interessados podem se inscrever em qualquer uma das três atividades separadamente. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail inovates@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7017.