Aluna e bolsista da Univates recebe prêmio destaque em evento científico

Postado as 2018-11-05 18:48:20

Por Ana Amélia Ritt

Divulgação

A estudante de Engenharia de Alimentos da Univates e bolsista do projeto de pesquisa “Pesquisa & Desenvolvimento MEQ: uma inovadora e sustentável produção de queijos maturados de elevado valor agregado”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), Gabriela Rabaioli Rama foi premiada no 19º Salão de Iniciação Científica (SIC). O evento é promovido pela  Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

A pesquisa premiada envolve o isolamento e caracterização de bactérias ácido-lácticas autóctones para a fabricação de queijos finos e é realizada em parceria com a Milk, Education and Quality (MEQ), empresa residente no Parque Científico e Tecnológico da Univates (Tecnovates), sob a coordenação da professora Claucia Fernanda Volken de Souza.

“Um dos objetivos do projeto é isolar bactérias lácticas provenientes do leite produzido na Fazenda São Bento, localizada no interior de São Paulo, propriedade da MEQ”, conta Gabriela, que como bolsista de iniciação científica é responsável pelo isolamento dos microrganismos.

O evento ocorreu entre os dias 1 e 5 de outubro, quando a estudante recebeu destaque na apresentação. Todos os trabalhos com nota máxima foram novamente avaliados e premiados em grandes áreas do conhecimento. “Para mim, este prêmio representa o reconhecimento de um trabalho árduo e, acima de tudo, inovador. A MEQ é uma empresa como poucas, que prioriza a sustentabilidade ambiental e incentiva o desenvolvimento científico. Sinto-me realizada por fazer parte dessa empresa. Receber um prêmio destaque por um trabalho tão bonito me motiva a seguir na carreira acadêmica”, enfatiza.