Conciliar estudo a distância e trabalho é possível?

Postado as 2018-11-07 13:46:37

Por Natália Bottoni

Elise Bozzetto

A cada dia, cursar o ensino superior a distância é a escolha de muitas pessoas. A facilidade de acesso à internet, a falta de tempo no dia a dia e o baixo custo para a aquisição de conhecimento são alguns dos fatores que motivam as pessoas a estudar sem sair de casa.

Divulgação

Desde abril deste ano, Diogo Norte da Silva, de 29 anos, está cursando Pedagogia a distância na Univates, no polo de Ensino a Distância (EAD) de Taquari. O amor pelo curso nasceu após trabalhar diretamente com crianças de ensino fundamental. “Optei pelo curso a distância pela praticidade e otimização do tempo. A educação tem muito a evoluir, e o EAD é uma das ferramentas fundamentais nesse crescimento, fazendo uso de tecnologias que a cada dia surpreendem o mundo”, garante.

Da Silva concilia estudos e trabalho. Ele trabalha de segunda-feira a sábado das 9h às 18h. À noite, lê os materiais educativos e realiza as atividades propostas. “Tenho a liberdade de estudar quando estou disponível e consigo encaixar a aquisição de conhecimento no melhor horário de acordo com minha rotina diária”, explica. Segundo o aluno, o EAD é uma plataforma de aprendizagem adequada para quem tem dias agitados. “No entanto, é necessário organização. O estudante precisa ir atrás de aprender, querer mais conhecimento”, complementa.

Elise Bozzetto

O EAD da Univates é totalmente on-line. A sala de aula dos alunos é um ambiente virtual, no qual são postadas as atividades elaboradas pelos professores. Apenas é necessário ir ao polo da Instituição ao final de cada módulo, ou seja, no final do trimestre, para realizar uma prova sobre os conteúdos abordados até o momento. Em 2019, as atividades da modalidade EAD iniciam em 18 de fevereiro.

A Univates oferece cursos a distância em várias áreas: Administração - bacharelado, Análise e Desenvolvimento de Sistemas - superior de tecnologia, Ciências Biológicas - licenciatura, Ciências Contábeis - bacharelado, Educação Física - licenciatura, Gestão Financeira - superior de tecnologia, Gestão de Micro e Pequenas Empresas - superior de tecnologia, Gestão de Recursos Humanos - superior de tecnologia, Gestão da Tecnologia da Informação - superior de tecnologia, História - licenciatura, Letras - licenciatura, Logística - superior de tecnologia, Pedagogia - licenciatura e Processos Gerenciais - superior de tecnologia.

A inscrição na graduação EAD pode ser realizada gratuitamente pelo site da Univates, neste link. A partir do Vestibular deste ano, há a possibilidade de o estudante realizar a prova agendada. Ela consiste em uma redação, não havendo questões para serem respondidas. A prova agendada será aplicada em todos os polos da Univates - além do polo matriz de Lajeado, a Instituição está nas cidades de Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Encantado, Estrela, Garibaldi, Guaporé, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Venâncio Aires e Veranópolis.

O resultado da prova agendada sairá no mesmo dia em que ela for realizada, o que possibilita ao aluno realizar a matrícula logo. A matrícula precisa ser efetuada presencialmente no polo da Instituição ao qual o aluno irá se vincular ou no Atendimento Univates de Lajeado. No momento da matrícula é gerado um boleto com vencimento para até cinco dias, referente à primeira parcela do curso.

Apesar de as atividades do EAD iniciarem daqui a alguns meses, matricular-se antecipadamente garante muito além da vaga. O discente recebe o cartão institucional, a famosa carteirinha do estudante, que dá acesso a todos os serviços disponibilizados pela Univates. Ou seja, enquanto as aulas não começam, é possível que os candidatos aprovados no Vestibular tenham contato com a Universidade meses antes de entrarem na sala de aula. É um cartão único que dá acesso à Biblioteca da Instituição, à pista atlética, ao valor reduzido no estacionamento, ao wi-fi, ao sistema de compartilhamento de bicicletas da Univates (Bicivates) e ao registro de presença em eventos promovidos pela Universidade.