Os avanços tecnológicos estão por toda parte. Só estudando sobre isso é que teremos respostas e poderemos, dessa forma, aprimorar cada vez mais as metodologias de acordo com o que temos disponível Graduanda Bruna Rafaela dos Santos
Além disso, ela se motivou porque há muitos estudos sobre produção de texto no âmbito do ensino presencial, mas há pouco sobre essa questão no ensino a distância. “A produção de um texto exige uma interação e uma individualização maior no ensino a distância. Eu sempre me perguntei quais ferramentas são utilizadas para suprir esse fato”, afirma. A pesquisa contou com a colaboração do EAD Univates e da professora e orientadora do trabalho, Kári Forneck.
Os resultados
Bruna acompanhou duas turmas da disciplina institucional Leitura e Produção de Textos, que é ofertada aos cursos de graduação presenciais da Univates, na modalidade semipresencial. A professora da disciplina, Juliana Fuchs, oportunizou a investigação nas turmas.
Bruna optou por essa disciplina porque os estudantes em questão não estavam habituados com as ferramentas de estudo não presenciais. Uma das turmas realizou a atividade de produção de texto utilizando a ferramenta Google Docs e a outra a Tarefa, disponível no Ambiente Virtual da Univates. A partir dos dados coletados em questionários respondidos pela professora das turmas e pelos alunos e da análise das reescritas produzidas, Bruna concluiu que a primeira é a que melhor cumpre com a finalidade de facilitar a interação no processo de produção textual em contexto não presencial.
O Google Docs disponibiliza os bilhetes orientadores, que são mensagens motivadoras de instrução destinadas aos alunos. A ferramenta apresenta os apontamentos de modo mais prático na sua inserção, feita pelos professores, e em sua visualização pelos alunos do que a Tarefa. “Os discentes apontaram que os bilhetes os fazem refletir sobre a escrita, o que aprimora a interação e a mediação desse processo a distância”, explica a graduanda. A pesquisa dá suporte para que sejam sugeridas modificações quanto à ferramenta utilizada.