Disciplina de Análise Sensorial faz parte do currículo do Técnico em Alimentos da Univates

Postado as 26/11/2018 16:56:01

Por Natália Bottoni

Divulgação

Os cursos técnicos da Univates buscam preparar o aluno com competências que o diferenciam no mercado de trabalho. Na área alimentícia, a análise sensorial é uma das práticas ensinadas em sala de aula, na disciplina de mesmo nome, direcionada aos estudantes do Técnico em Alimentos.

A análise sensorial é usada para diagnóstico e interpretação das características dos alimentos e materiais. A atividade é empregada nos processos vinculados às indústrias, desde a fabricação de produtos até a pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade destes. Além disso, faz parte de um conjunto de análises que são realizadas nos processos.

A região do Vale do Taquari é grande produtora de alimentos. É importante nossos alunos desenvolverem habilidades nesse ramo para que possam oferecê-las no mercado de trabalho, o que representa um diferencial à empresa
Professora da disciplina, Lisangela Bagatini

No decorrer da disciplina, são abordados assuntos na prática como: testes de análise sensorial, aplicação do estudo em processos e produtos dentro de uma organização, realização de treinamento para provador, aprendizagem para habilitação de provadores e forma de implantação de departamento de análise sensorial em uma empresa de alimentos. “O objetivo é preparar o estudante de forma eficaz para o mercado a partir da resolução de problemas reais”, explica Lisangela.

A análise sensorial pode ser feita por meio de aparatos tecnológicos ou pelos sentidos humanos. A professora explica que os dois têm validade na prática, porém o ser humano apresenta um nível maior de sensibilidade, o que o torna a melhor opção para a execução desse serviço.

Inscrições abertas para os cursos técnicos

Ana Amélia Ritt

O período de inscrições para os Cursos Técnicos da Univates está aberto. Para 2019A, além do Técnico em Alimentos, são oferecidas 16 opções de cursos. Interessados podem se inscrever no site www.univates.br/tecnicos/inscricoes

Os técnicos da Univates oferecem formação profissional em curto prazo, facilitando o ingresso do estudante no mercado de trabalho. A duração média dos cursos é de dois a três anos, dependendo do número de disciplinas cursadas por semestre. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Educação Profissional, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5024, ou pelo e-mailcep@univates.br.