Univates realiza reunião técnica com representantes de indústrias da região

Postado as 03/12/2018 15:00:37

Por Leonardo Seibel

Divulgação

Na tarde da última sexta-feira, dia 30, o Laboratório de Biorreatores do Tecnovates realizou reunião técnica com cooperativas e indústrias regionais, com o objetivo de apresentar os resultados de um dos projetos de pesquisa desenvolvidos na área do biogás com foco em seu aproveitamento energético.

A reunião faz parte do escopo do projeto “Tratamento anaeróbio de biomassas residuais com foco na geração de energia renovável”, viabilizado por meio do Convênio SDECT DCIT 57/2016 com o Estado do Rio Grande do Sul. A atividade contou com a presença de representantes de cooperativas e indústrias da região. 

No início do evento, o professor Dr. Odorico Konrad comentou sobre a inserção do projeto no contexto regional, com abordagem do tema principal: desenvolvimento da cadeia do biogás no Vale do Taquari e os desafios técnicos e tecnológicos. Na sequência, o engenheiro ambiental Tiago Feldkircher fez relato sobre experiências, projetos de pesquisa e parcerias investidas pela Cooperativa Languiru na área do biogás. 

A também engenheira ambiental e funcionária do Tecnovates Camila Hasan debateu sobre a avaliação de biomassas residuais em relação ao potencial de produção de biogás e metano e apresentou os resultados obtidos na pesquisa. 

Por fim, os engenheiros Marildo Guerini Filho e Ricardo Dalpaz apresentaram resultados obtidos com a pesquisa sobre o aproveitamento de biogás e biometano para fins energéticos. Durante o encontro, os participantes tiveram espaço para debate e questionamentos referentes às pesquisas. 

Para o coordenador do Laboratório de Biorreatores, professor Odorico Konrad, este evento é de grande importância, pois é uma forma da Universidade mostrar à comunidade os resultados de pesquisas desenvolvidas pelo laboratório. “Nós fazemos a pesquisa em escala de laboratório, mas sempre buscamos dar retorno para a comunidade, para as empresas, sobre os resultados que obtivemos em relação às pesquisas sobre a utilização do biogás como alternativa para a produção de energia para os próximos anos”, explica. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5735.