Desde 2014, a Univates, por meio do projeto de extensão Veredas da Linguagem, promove aulas de português como língua adicional a imigrantes que chegam a Lajeado, já tendo atendido mais de 170 participantes. Na última semana, mais um grupo recebeu os certificados de participação nas atividades do ano. As aulas ocorrem semanalmente em uma sala de aula cedida pelo Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, parceiro nesta ação.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Grasiela Bublitz, as atividades são planejadas em conjunto, buscando ensinar a língua para que os imigrantes possam interagir na comunidade, enfrentando as diferentes situações comunicativas do dia a dia, numa constante troca de saberes e culturas que enriquece a formação de quem está ministrando as aulas. “Temos a certeza de que estimulamos os sonhos dos que aqui chegam, a começar pelo acolhimento necessário para sua integração na comunidade lajeadense”, afirmou Grasiela.
Livro conta história de imigrantes
Muitas das histórias de imigrantes que chegam a Lajeado foram contadas por professores e estudantes voluntários da Instituição no livro “Grandes encontros: veredas”, cuja versão impressa foi lançada em novembro na Biblioteca Municipal de Lajeado. A versão digital pode ser conferida aqui.
A temática está relacionada com o quarto objetivo de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), trabalhado pela Rede ODS Brasil, à qual a Univates é afiliada.
Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
