Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Saúde, Vale do Taquari

Univates encerra capacitação com profissionais sobre Saúde da Gestante e do Neonato

Por Nicole Morás

Postado em 12/12/2018 15:29:06


Compartilhe

Teve início nesta quarta-feira, 12, o Seminário do Curso de Qualificação da Atenção à Saúde da Gestante e do Neonato, que reúne os participantes do curso realizado desde julho pela Universidade do Vale do Taquari - Univates por meio de contrato de prestação de serviços com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da 16ª Coordenadoria de Saúde.

 

De acordo com a professora Cássia Regina Gotler Medeiros, além da palestra, o seminário também será o momento em que os participantes irão apresentar os projetos de intervenção que planejam executar nas cidades do Vale do Taquari para atenção às gestantes e pré-natal.

Conforme a enfermeira coordenadora da educação básica no município, Luciana Corbellini, as atividades são realizadas desde outubro, e a ideia é fortalecer os vínculos entre o casal e estimular a autonomia dele com o cuidado com a criança.

“Quando uma mulher engravida, o pai também está ‘grávido’. Muitas vezes as pessoas de referência desse casal são as famílias e suas crenças. Com as atividades de pré-natal, procuramos esclarecer informações e estimular questões como o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade”, explicou Luciana, acrescentando que o projeto já tem índice de adesão de 50%, o que é considerado bastante positivo.

Saiba mais

O curso de Qualificação da Atenção à Saúde da Gestante e do Neonato foi voltado para enfermeiros, médicos, cirurgiões-dentistas e técnicos de enfermagem da região dos Vales e Montanhas e Vale da Luz. Buscou abordar a análise das práticas de atenção ao pré-natal de risco habitual e puerpério no território e o planejamento de ações de qualificação, além de subsidiar a implementação de práticas humanizadas no atendimento à gestante, puérpera, neonato e sua família e estimular a utilização dos protocolos do Ministério da Saúde para atenção ao pré-natal de risco habitual, puerpério e cuidado ao neonato, adaptando-os à realidade municipal, caso necessário.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar