Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é bem avaliado pelo MEC

Postado as 13/12/2018 08:44:04

Por Ana Amélia Ritt

Com início das atividades em 2015, Análise e Desenvolvimento de Sistemas é o primeiro curso da Univates totalmente a distância. Avaliado recentemente, conquistou conceito 4, em uma escala de 1 a 5, tendo diferencial de qualidade na avaliação in loco realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Entre os critérios avaliados estão a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura do curso.

Tuane Eggers

Para o coordenador do curso, professor Evandro Franzen, as aulas da educação a distância (EAD) se destacam por conter materiais de boa qualidade, produzidos especialmente para a modalidade. Além disso, os professores são os mesmos da graduação presencial. Para o diplomado Dionatan Henrique Hamester, de Teutônia, o curso a distância foi uma ótima alternativa para conciliar o trabalho e a graduação.

Apesar de ser um curso a distância, ele permite ter muita proximidade com professores e tutores, o que facilita o nosso estudo. As pessoas não medem esforços para o curso acontecer. Por outro lado, quem vai fazer um curso EAD precisa ser muito regrado, principalmente em relação a horário de estudo
diplomado Dionatan Henrique Hamester

O aluno Fagner Lopes concorda com Hamester ao elogiar a estruturação do curso. “Estou gostando muito da maneira como o curso está organizado. Optei por Análise e Desenvolvimento de Sistemas pois a grade curricular estava totalmente alinhada ao que eu esperava”, conta. Sobre a modalidade a distância, Lopes afirma que a escolha foi por conveniência, envolvendo condições financeiras e a questão de tempo. “Já tinha estudado na modalidade EAD e é desafiador, é preciso muita organização e disciplina. Eu não vejo nenhuma perda de aprendizado, porque no fundo quem vai atrás do conhecimento é o aluno. Optei pela EAD da Univates pois admiro muito o trabalho que é feito na Instituição, é uma Universidade de prestígio na região”, ressalta.

Hoje, outros 15 cursos de graduação a distância e nove de pós-graduação integram as possibilidades da Univates. Para o diretor de EAD da Univates, Carlos Cyrne, o resultado do curso reflete também no desempenho das outras opções oferecidas. “O aprendizado obtido com a oferta de Análise e Desenvolvimento de Sistemas nos ajuda a qualificar os demais cursos. A partir da avaliação dos resultados é possível identificar os acertos e os pontos de melhoria. Assim avançamos em busca da melhor qualidade para nossos cursos”, afirma o professor.

Por que estudar EAD na Univates?
Como é a rotina de quem cursa EAD?

Inscrições abertas

Interessados em iniciar um curso a distância em 2019 já podem se inscrever no site www.univates.br/vestibular. Com materiais especialmente feitos por professores da Instituição, a EAD da Univates oferece todo o suporte necessário para o aluno estudar quando e onde quiser, além de ter mensalidades acessíveis. Como estudante da Univates também é possível ter acesso à infraestrutura da Instituição, como o Estádio Olímpico e a Biblioteca, e a serviços como a Central de Carreiras, que facilita a inserção do acadêmico no mercado de trabalho. Saiba mais sobre a metodologia de ensino e sobre os 16 polos disponíveis em www.univates.br/ead.