Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates recebe Cláudio Marinho, do Porto Digital de Recife

Postado as 14/12/2018 17:18:20

Por Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari - Univates promoveu, na tarde desta sexta-feira, 14, a palestra "Educação Empreendedora - Experiência do Porto Digital de Recife",  com o consultor de cenários e gestão estratégica Cláudio Marinho. O evento foi direcionado para professores, gestores e diretores da Instituição com o objetivo de incentivar a cultura inovadora e colocar em pauta um projeto de inovação para Lajeado por meio do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). No auditório do Prédio 11, Marinho apresentou o projeto do Porto Digital, do qual ele foi responsável pela criação em 2000, quando atuava na setor público. De acordo com ele, o Porto Digital de Recife é constituído por meio de uma organização social (OS) de governança público-privada, que permite a união de esforços entre sociedade civil, poder público e universidade para o desenvolvimento da ideia.

“Para um projeto assim, são necessários recursos, não apenas financeiros, mas especialmente vontade pessoal”, analisou ele, acrescentando a importância da participação dos diferentes atores do ecossistema de inovação.

Marinho apresentou ainda algumas iniciativas realizadas em Recife que contribuem para o fortalecimento do projeto, como eventos que reúnem empresas tecnológicas e tradicionais e outros momentos de interação promovidos por empresas e parceiras do Porto Digital, que tem atualmente mais de 300 empresas. Juntas, essas contam com mais de 9 mil colaboradores e empreendedores, dos quais 60% são da geração Y.

Saiba mais

Cláudio Marinho, diretor da empresa Porto Marinho Ltda, é consultor de cenários e gestão estratégica, desde janeiro de 2007, e foi o responsável, no Governo, pela fundação do Porto Digital em 2000. Cláudio carrega vasta experiência em gestão por causa das funções que exerceu, como Secretário de Planejamento do Governo de Pernambuco e Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Governo de Pernambuco, de 1999 a 2006.

Já o Porto Digital está entre os dez destinos tecnológicos mais listados do mundo. Recentemente, a Exame classificou Recife como Vale do Silício brasileiro. É um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Localizado no Recife, sua atuação se dá nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo-animação, música, fotografia e design. Desde 2015 o Porto Digital também passou a atuar no setor de tecnologias urbanas como área estratégica.

Visita a Recife

A palestra de Marinho na Univates ocorreu cerca de um ano após a visita, realizada em novembro de 2017, de uma comitiva de Lajeado a Recife para conhecer o Porto Digital. Na ocasião, participaram da visita o reitor da Univates, Ney Lazzari; a diretora do Tecnovates, Simone Stülp; a presidente do Codevat, Cíntia Agostini; o professor Renato Oliveira; o empresário Rogério Wink; e os diretores do jornal A Hora: Fernando e Adair Weiss, Sandro Lucas e Fabrício de Almeida.