“O Ajudarinho transformou a minha vida”

Postado as 14/01/2019 09:55:42

Por Natália Bottoni

“Mãe, nós conseguimos”. Dizendo essa frase o estudante de Enfermagem da Univates Henrique da Rosa entrou na porta da sua casa após saber que passaria a contar com o benefício do Programa Ajudarinho na faculdade, em julho de 2016. Dois anos e meio depois, a data do dia 12 de janeiro de 2019 ficará marcada para sempre em seu coração: foi o dia em que ele comemorou a formatura do seu curso na Univates.

Liniker Duarte

Tudo começou em 2006, quando Henrique começou a realizar o seu grande sonho: se formar na Instituição na área da saúde. “Por semestre, eu fazia uma, duas disciplinas no máximo. Não tinha condições financeiras de pagar mais do que isso. Tive que trancar a faculdade”, conta. Com cinco irmãos em casa e seus pais, nos finais de semana, ele trabalhava para recuperar as horas que não trabalhava por causa da aula durante a semana e para ajudar a família financeiramente. A situação mudou quando o aluno conheceu o Ajudarinho: passou a ganhar 80% de desconto e duplicou o número de disciplinas.

Natália Bottoni

Eu sabia que um dia ia me formar, mas era um sonho distante. Podia demorar cinco, dez, quinze anos para acontecer. Algo incerto
Henrique da Rosa

A cada seis meses a comissão do Programa realizava uma reavaliação do auxílio de Henrique, para conferir se a situação financeira continuava a mesma. Além disso, suas notas e faltas nas disciplinas eram analisadas. “Sempre procurei ter um olhar mais amplo na área da saúde, ter um cuidado especial e respeito com as pessoas que atendo. Saber que elas estão com dor em alguma parte do corpo não é suficiente: é preciso saber o que está acontecendo por trás daquilo”, justifica.

“O Ajudarinho transformou a minha vida. Eu só tenho a agradecer e não tenho palavras. É uma oportunidade para quem corre atrás da forma que pode mas não tem dinheiro para pagar. Contribui para que muitas pessoas não desistam dos seus sonhos. É a concretização deles, não fica só no imaginário”, reconhece. Em um futuro próximo, Henrique pretende atuar profissionalmente na sua área. “Que bom que existem essas pessoas que contribuem com o Programa, esses anjos. Graças a eles que eu consegui. Espero um dia poder participar também”, finaliza.

Quer fazer a diferença na vida de alguém?

O Programa Ajudarinho concede bolsas de estudo de até 80% do valor da mensalidade para alunos carentes da Univates. Funcionários, estagiários, diplomados e comunidade podem ser doadores e as adesões podem ser realizadas neste link. Outras formas de doação ocorrem por meio de eventos vinculados ao Programa e também com valores pagos por empresas que realizam ações no campus da Universidade. Para cada público existe uma forma de adesão, e o valor de contribuição é definido pelo doador.

Os alunos beneficiados participam de edital específico que é divulgado neste link. Após inscrição, a comissão avalia cada candidato por meio de critérios. É observado o índice de carência do aluno, para que a indicação seja justa, entre outros. Não há previsão de divulgação do próximo edital, mas provavelmente haverá nova oportunidade neste ano. “A Univates sabe a diferença que o estudo faz na vida das pessoas e as possibilidades que podem surgir a partir dessa oportunidade. O Ajudarinho estimula o espírito de solidariedade e colaboração com o próximo. Essa preocupação com o outro é saudável e promove valores essenciais”, declara a coordenadora do Programa, Cristine Heineck.

A profissional afirma que é gratificante toda vez que algum beneficiado pelo Programa chega à sua formatura. “Um pequeno gesto pode se tornar algo significativo e fazer a diferença na vida de alguém. A frase que usamos no Ajudarinho é ‘Dando asas para alguém voar’, e ela simboliza essa sensação de colaborar para concretização de um sonho”, conclui.

Para conferir mais informações sobre o Programa, clique aqui ou contate pelo e-mail ajudarinho@univates.br.