A Univates já possui marca registrada no Vale do Taquari com sua trajetória de 50 anos de ensino superior. Com o crescimento da Educação a Distância (EAD), a Instituição tem buscado recursos que garantem ensino de qualidade, atualizado e que capacite o aluno para o mercado de trabalho. Dentre os diferenciais oferecidos, um dos principais é o material de estudo que é produzido exclusivamente para os estudantes de EAD da Universidade.
Conheça o processo de produção
O planejamento do componente curricular marca o início da produção do material. O documento, que é entregue pelo professor conteudista, deve estar de acordo com o planejamento e passar pela aprovação do coordenador. Depois da aprovação, o professor conteudista inicia a elaboração do material, que é de sua total autoria, e repassa o conteúdo para a equipe de produção da Univates. “Após essa etapa, nós começamos a análise detalhada do material. Lemos os textos desenvolvidos pelos professores e, sempre com a preocupação de torná-los potencialmente significativos, sugerimos algumas modificações, como a inserção de imagens, vídeos, objetos de aprendizagem, entre outras mídias”, explica Ohana.

Isabel Pavan Durante a produção de imagens, vídeos, objetos de aprendizagem e outros recursos de mídia, nossa equipe mantém contato com o professor e com o coordenador do curso para ter a certeza de que tudo está adequado conforme o planejamento do componente curricular
Em algumas situações alguns estudantes também são envolvidos no processo de produção, eles dão feedback sobre a forma como o material está sendo produzido. Por fim, o texto passa por revisão linguística, para garantir que seu conteúdo esteja redigido de maneira clara e dialógica.
Onde posso encontrar o material?
O conteúdo está sempre atualizado?
Pelo fato de o material ser virtual, a atualização é rápida e constante, sem prejudicar o aprendizado e a capacitação profissional do estudante. Ohana explica que “frequentemente o material passa por um processo de versionamento, assim garantimos que os conteúdos dos componentes curriculares estejam sempre atualizados conforme as mudanças no mercado de trabalho”.