Estudantes da Univates podem realizar mobilidade acadêmica no Canadá

Postado as 11/02/2019 13:19:50

Por Natália Bottoni

Divulgação

O Emerging Leaders of the Americas Program (ELAP) é um projeto criado pelo governo do Canadá que apoia o desenvolvimento do capital humano e da próxima geração de líderes nas Américas. Ao mesmo tempo, objetiva fortalecer os vínculos entre as instituições de ensino canadenses, da América Latina e do Caribe. As bolsas de estudo disponibilizadas possibilitam aos estudantes oportunidades de intercâmbio de curta duração (quatro a seis meses) no Canadá, para estudo ou pesquisa na graduação, mestrado ou doutorado. Para concorrer a uma bolsa, a instituição de ensino do aluno interessado precisa ter vínculo de cooperação com uma universidade canadense, o que permite aos alunos da Univates que se candidatem para a Concordia University of Edmonton.

Para a diretora da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates, Viviane Bischoff, a oportunidade vai ao encontro dos interesses institucionais da Univates, sendo uma forma de facilitar a experiência internacional dos estudantes por oferecer apoio financeiro, um dos grandes entraves para a internacionalização hoje.

Trabalhamos com instituições conveniadas que, em parte, oferecem apoio financeiro. No entanto, a grande maioria das instituições estrangeiras não tem esse benefício. Claro que o apoio financeiro não é tudo: levamos ao aluno um mundo de oportunidades e o auxiliamos em todo o processo, porém ele deve estar preparado
Diretora da DRI, Viviane Bischoff

Ana Amélia Ritt

O valor das bolsas de estudo varia de acordo com o período da mobilidade e o nível de ensino. Para os alunos de graduação, mestrado e doutorado que permanecerem no país pelo período mínimo de quatro meses, o valor é de CAD 7.200 (aproximadamente R$ 20.000,00). Já para estudantes de mestrado e doutorado que ficarem no país por um período de cinco a seis meses o auxílio é de CAD 9.700 (aproximadamente R$ 27.000,00).

Estudante é contemplada com bolsa do governo canadense

A mobilidade acadêmica pode ser realizada em 2019B ou em 2020A. Podem participar alunos que tenham disciplinas do curso afins com as oferecidas pela Concordia University of Edmonton. Formandos não podem participar, pois após o retorno os bolsistas precisam estudar pelo menos mais um semestre na Univates.

Os documentos necessários e informações para a inscrição podem ser conferidos neste link. As inscrições podem ser realizadas até dia 15 de março. O envio da documentação necessária à instituição de destino é feito pela DRI. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail internacional@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5476.