Primeira equipe de Lajeado
Como estudante de Letras, Vanda focou em ações voltadas para sala de aula. Ela explica que os professores nas escolas eram aqueles que se formavam no ginásio (hoje conhecido como Ensino Fundamental), porque não existia magistério nem professores formados.
Buscando melhorias na qualidade do ensino da comunidade, nós demos cursos de didática aos professores, para que eles melhorassem a atuação em sala de aula, e fizemos listas de livros que seriam interessantes de utilizar nas aulas Diplomada em Letras, Vanda Bergmann
Quando sobrava algum tempo livre, Vanda visitava outros locais e acompanhava as ações de outros colegas. “Quando visitamos o hospital e alguns restaurantes, vimos muita falta de higiene. Com o tempo fomos mostrando o que deveria e o que não deveria ser feito, porque eles não tinham essa instrução”, explica a graduada, que hoje demonstra o sentimento de dever cumprido por ter possibilitado melhoria na qualidade de vida de diversas pessoas.
Depois de voltar para Lajeado, a aposentada lembra que, durante cinco anos, foi coordenadora do Projeto Rondon da região, período em que treinou e selecionou os participantes dos anos posteriores. Com a experiência obtida no projeto, Vanda ressalta que é importante a equipe ter integrantes de diversas áreas do conhecimento, para poder ajudar com o máximo de questões possíveis. “Esta é uma viagem de grandes aprendizados, para entender outras realidades do Brasil e ajudar as comunidades a melhorarem a qualidade de vida”, conclui.
Ficou interessado? Mais informações podem ser conferidas no site do Projeto Rondon, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5850, ou pelo e-mail rondon@univates.br.
