Projeto Rondon: ajude comunidades carentes por todo o Brasil

Postado as 20/02/2019 16:51:39

Por Isabel Pavan

Tiago Segabinazzi

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, ampliando o bem-estar da população, a Univates participa do Projeto Rondon. Desta vez a ação levará voluntários para a Região Nordeste do Brasil, na Operação João de Barro, que ocorre entre os dias 12 e 28 de julho de 2019, no município de Arraial, no Estado do Piauí. Estudantes da Instituição interessados em participar podem conferir as informações neste edital e realizar suas inscrições até o dia 22 de fevereiro neste link.

Esta é a 10ª vez que a Univates participa do Projeto Rondon e ficou classificada em 3º lugar entre 16 universidades no conjunto B, que envolve os temas Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. A classificação foi possível em razão da proposta de ações apresentada. As atividades realizadas pelos voluntários buscam contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional e consolidar o sentido de responsabilidade social, entendendo as diferentes realidades do País. Por esse motivo os destinos do projeto são escolhidos conforme o grau de necessidade de aporte de bens e serviços de cada Região, priorizando assim as Regiões Norte e Nordeste.

Tiago Segabinazzi

Podem participar estudantes de todos os cursos de graduação regularmente matriculados na Univates e que tenham concluído pelo menos 50% do curso. Serão priorizados os cursos que tenham afinidade com as atividades do Conjunto B. Os inscritos deverão participar da reunião de seleção, que ocorre no dia 26 de fevereiro, no auditório do Prédio 9, às 17h30min. Nesse dia, os candidatos devem entregar uma contextualização (de 500 a 800 palavras) sobre o território onde será desenvolvida a operação; relacionar a proposição da Agenda 2030 à contextualização apresentada, considerando-se a aprovação da Univates no conjunto B; e entregar carta de recomendação do coordenador de curso, currículo com foto e histórico escolar atualizado.

Oito alunos serão classificados, ocorrendo a divulgação até o dia 8 de março neste link. É fundamental estar disponível para iniciar as atividades relativas ao projeto e participar das reuniões semanais que ocorrem nas terças-feiras, às 17h30min, a partir do dia 12 de março.

Primeira equipe de Lajeado

Isabel Pavan

Em 1969 a Univates iniciava sua trajetória no Ensino Superior com a instalação do curso de Letras como extensão da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Neste mesmo ano Vanda Bergmann, de 77 anos, ingressava na primeira turma do curso. Após alguns semestres, a estudante recebeu a oportunidade de ser voluntária no primeiro grupo de Lajeado a participar do Projeto Rondon. Hoje aposentada, ela afirma que não pensou duas vezes antes de se candidatar.

A ação foi realizada em Rondônia, no ano de 1971, e durou 48 dias. Para chegar até o destino final, na cidade de Guajará-Mirim, divisa com a Bolívia, Vanda lembra da viagem longa e complicada. Naquele ano foram dois grupos de voluntários, um de Porto Alegre e outro de Lajeado. O primeiro com sete integrantes e o segundo com oito, incluindo a graduada. “Ao chegar lá, nos deparamos com uma realidade totalmente diferente da nossa, parecia outro mundo”, afirma. Segundo Vanda, aquela era uma cidade muito precária, onde moradores e profissionais não tinham noção de higiene nem grandes instruções sobre questões gerais.

Como estudante de Letras, Vanda focou em ações voltadas para sala de aula. Ela explica que os professores nas escolas eram aqueles que se formavam no ginásio (hoje conhecido como Ensino Fundamental), porque não existia magistério nem professores formados.

Buscando melhorias na qualidade do ensino da comunidade, nós demos cursos de didática aos professores, para que eles melhorassem a atuação em sala de aula, e fizemos listas de livros que seriam interessantes de utilizar nas aulas
Diplomada em Letras, Vanda Bergmann

Quando sobrava algum tempo livre, Vanda visitava outros locais e acompanhava as ações de outros colegas. “Quando visitamos o hospital e alguns restaurantes, vimos muita falta de higiene. Com o tempo fomos mostrando o que deveria e o que não deveria ser feito, porque eles não tinham essa instrução”, explica a graduada, que hoje demonstra o sentimento de dever cumprido por ter possibilitado melhoria na qualidade de vida de diversas pessoas.

Depois de voltar para Lajeado, a aposentada lembra que, durante cinco anos, foi coordenadora do Projeto Rondon da região, período em que treinou e selecionou os participantes dos anos posteriores. Com a experiência obtida no projeto, Vanda ressalta que é importante a equipe ter integrantes de diversas áreas do conhecimento, para poder ajudar com o máximo de questões possíveis. “Esta é uma viagem de grandes aprendizados, para entender outras realidades do Brasil e ajudar as comunidades a melhorarem a qualidade de vida”, conclui.

Ficou interessado? Mais informações podem ser conferidas no site do Projeto Rondon, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5850, ou pelo e-mail rondon@univates.br.