“Entrar na graduação facilita a inserção no mercado de trabalho”

Postado as 26/02/2019 13:30:59

Por Natália Bottoni

Divulgação

“Após iniciar a graduação, muitas oportunidades de trabalho surgiram”. A afirmação é da aluna de Ciências Contábeis da Univates Hélen Iolanda Haas, que ainda está na faculdade, mas já trabalha na área do curso, atuando como auxiliar contábil no Lenz Contabilidade. Para Hélen, a experiência está auxiliando-a a compreender que realmente é o ramo que deseja seguir.

A história é similar à da estudante de Publicidade e Propaganda da Instituição Bianca Oliveira Wermann. “Todas as oportunidades de emprego que já recebi procederam da Univates. Algumas por colegas de faculdade, outras pela Central de Carreiras”, conta. Faz um mês que ela trabalha como assistente de marketing na Tacta Food School. “Saí de uma agência de publicidade, que era a minha zona de conforto. Lá conheci profissionais que passaram pelo mesmo caminho profissional em que eu estou. Ou seja, eles começaram do nada, com o tempo se firmaram nesse ramo e agora são as pessoas indicadas para cases de sucesso”, declara.

Ana Amélia Ritt

Por gostar de descobrir coisas novas todos os dias, a estudante Roberta Stefani Halmenschlager optou por fazer o curso de Jornalismo na Univates há dois anos. No segundo semestre da graduação ela começou a fazer estágio na Rádio Univates, na qual tinha o seu próprio programa, o Chá das 13. Hoje trabalha como copywriter na Paes.Digital, uma agência de marketing digital de Lajeado. Segundo a acadêmica, a Univates possibilita várias ofertas de emprego, tendo conseguido as duas propostas pela Plataforma de Carreiras.

Saber adquirido na graduação ajuda a escolher qual área seguir

Lucas George Wendt

Psicóloga e coordenadora de Gestão de Carreira, Janaína Schneider afirma que, mesmo que o aluno ainda esteja com dúvidas em relação a qual curso escolher, o saber adquirido durante o período de formação é útil para o desenvolvimento de sua carreira. “A experiência vai ajudá-lo a compreender se essa é ou não a área em que deseja atuar profissionalmente, auxiliando-o no processo decisório”, explica.

O mercado de trabalho exige profissionais competentes tecnicamente, principalmente com altas habilidades socioemocionais. “Na convivência do dia a dia são trabalhadas capacidades que não se aprendem somente em sala de aula, mas também na troca de saberes e principalmente na formação de networking, que é uma rede profissional para troca de experiências, informações e contatos que podem fomentar oportunidades de trabalho”, resume Janaína.

Na Univates, os alunos têm acesso à Plataforma de Carreiras. A ferramenta é um ambiente com informações sobre mercado de trabalho e oferta de atividades para desenvolvimento profissional. A partir dela, o aluno visualiza de forma exclusiva as vagas de emprego divulgadas por empresas da região, que buscam mão de obra qualificada. “Assim, entrar na graduação facilita a inserção no mercado de trabalho”, comenta Janaína.

Você sabia?

Elise Bozzetto

De acordo com pesquisas realizadas em agosto de 2018 pelo Portal de Notícias da Globo, o G1, um trabalhador com ensino superior completo recebe, em média, 5,7 vezes o rendimento de um brasileiro com até um ano de estudo. Ainda segundo o veículo de comunicação, a diferença é resultado da crise econômica, já que os brasileiros que foram para a escola por menos tempo foram os mais prejudicados pela piora no mercado de trabalho.

Para o professor do Centro de Gestão Organizacional da Univates Samuel Martim de Conto, a realidade no Vale do Taquari não é diferente. Conforme dados coletados na base do Ministério do Trabalho referentes aos trabalhadores formais atuando nas organizações da região em 2016, aqueles que possuíam ensino superior completo recebiam em média quase o dobro do trabalhador com ensino médio completo. “Quanto mais anos de estudo os trabalhadores formais possuem, maiores são as possibilidades de ter melhor remuneração”, conclui.

Comece agora!

Pretende ingressar no mercado de trabalho e cursar uma graduação? O Vestibular Univates está com inscrições abertas clicando aqui.

São 36 cursos de graduação presenciais e 16 a distância oferecidos pela Universidade. É possível ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Além disso, estudantes de outras instituições que desejam ingressar na Univates podem fazê-lo sem a necessidade de comparecer presencialmente na Universidade.

Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso aos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. Saiba mais neste link. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.

Além disso, a Univates oferece 21 cursos técnicos, de formação rápida e acessível. Para ingressar em um técnico não é necessário ter concluído o ensino médio, com exceção do Técnico em Radiologia, que exige ensino médio completo e idade mínima de 18 anos. No entanto, para receber o diploma de técnico é necessário ter concluído o ensino médio. Não há processo seletivo via prova. Até dia 9 de março os cursos técnicos da Univates recebem inscrições aqui.

Mais informações podem ser obtidas no Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5024 e 5025, ou pelo e-mail cep@univates.br.