Mais de mil educadores participam do Congresso Internacional de Educação da Univates

Postado as 18/03/2019 17:16:45

Por Natália Bottoni

Com o tema “Desafios da escola na educação contemporânea: futuros possíveis da escola”, no último sábado, dia 16, o Congresso Internacional de Educação teve prosseguimento, dessa vez com cursos de formação continuada divididos por áreas de conhecimento. O evento ocorreu na Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com a Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat). O encontro segue até julho e proporciona espaços de reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas. Mais de 1.350 professores e gestores vindos de 20 municípios estão envolvidos.

As professoras de Arte Taisa Locatelli e Pâmela Goethel Dutra estiveram no Congresso. Taisa leciona em uma escola de Estrela e elogiou a iniciativa das formações divididas por área do conhecimento. Pâmela atua em um colégio em Roca Sales e aprova a troca de ideias com profissionais da mesma área de atuação propiciada pelo Congresso.

Natália Bottoni

A coordenadora de apoio pedagógico da educação infantil Fabiana Pereira da Silveira atua na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Criança Feliz, de Triunfo, e também marcou presença. “O evento está abordando questões presentes no meu dia a dia como educadora. São as prioridades no mundo atual da educação que devem ser implementadas em sala de aula, como as mudanças na metodologia. Devemos torná-la mais ativa, pesquisadora e atuante, fazer a criança pensar ‘por que eu tenho que fazer isso?’ ou ‘por que eu preciso estudar isso?’ e não que faça apenas no automático”, explica. Ela pretende colocar em prática no trabalho o que está aprendendo na teoria.

O coordenador pedagógico em exercício da secretaria de educação de Ilópolis, Carlos Eduardo Barcellos de Barros, também afirma que “o evento é significativo pelas necessidades do momento no mundo da educação, como a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a elaboração do referencial curricular municipal”, conclui.

Um olhar para a educação contemporânea

Natália Bottoni

A vice-diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e integrante da comissão organizadora do evento, Kári Lúcia Forneck, afirma que pensar em educação de qualidade requer um olhar atento à formação inicial e continuada de professores. De acordo com ela, a Univates sempre se colocou na condição de olhar para os professores, tanto pelos cursos de licenciatura quanto pelas formações continuadas via Assessoria Pedagógica Externa (APE), em que a Universidade se articula com diferentes municípios e atende às demandas locais das secretarias de educação.

Conforme Kári, em especial em 2019, comemorando os 50 anos de formação de professores no Vale do Taquari, a Instituição decidiu reunir os municípios da região em uma formação continuada integrada para atender às demandas da educação contemporânea, com o apoio da Asmevat. “Essa proposta resulta em benefícios em diferentes esferas. Para a Univates, é a certeza de que estamos olhando com carinho para o professor, a fim de discutir com ele os desafios da educação contemporânea, reforçando um compromisso firmado há 50 anos. Para o Vale, uma formação continuada nesse formato representa um trabalho coletivo e com foco na qualidade. Em relação ao Brasil, tomamos uma posição de apoio e valorização dos docentes, a partir do lançamento de questões importantes nessa área”, declara.

Natália Bottoni

Entre os temas debatidos estão o papel do professor na escola do futuro, dadas as atuais necessidades de aprendizagem, os processos de avaliação, os saberes essenciais na sociedade contemporânea e como educar para a reflexão crítica, o pensamento complexo, a sensibilidade à arte e o respeito às diversidades. “Esses temas dizem respeito à escola de agora e também àquela que queremos construir para o futuro. Um futuro não tão distante, que já chega agora batendo à nossa porta”, reconhece a profissional.

Sobre as formações divididas por área, Kári comenta que cada curso trata de particularidades e do fazer de sua área do conhecimento. “Pensar em temas coletivos é importante. Mas é igualmente essencial pensar nas especificidades de cada área. Durante o Congresso, além dos encontros por área, haverá conferências e painéis, que oportunizam a abordagem de temas comuns”, conclui Kári.

Mais informações pelo e-mail congressoeducacao@univates.br.