Planejamento de atividades do Projeto Rondon iniciam na Univates

Postado as 20/03/2019 16:03:55

Por Natália Bottoni

Júlia dos Santos

Dando início ao planejamento do Projeto Rondon na Univates, na última terça-feira, dia 19, ocorreu o primeiro encontro dos voluntários e comissão organizadora. A Operação João de Barro ocorre entre os dias 12 e 28 de julho de 2019, no município de Arraial, no Estado do Piauí. É a 10a vez que a Instituição participa do projeto, e ficou classificada em 3o lugar entre 16 universidades no conjunto B.

A iniciativa busca contribuir com o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, ampliando o bem-estar da população. Objetiva acrescentar valores à formação do universitário como cidadão, integrando-o a ações que envolvem a realidade do país e estimulando-o na produção de outros projetos locais. As ações são executadas em regiões que necessitam de maior aporte de bens e serviços.

No evento da terça-feira foi realizada uma dinâmica de apresentação com os rondonistas. Cada voluntário descreveu suas características pessoais e o que o motiva a participar da ação. De acordo com a professora participante do projeto na Univates Carla Kauffmann, essa integração é fundamental para que os acadêmicos conheçam os colegas e para que haja um entrosamento da equipe nas futuras atividades, “afinal serão 17 dias trabalhando juntos no Piauí”, comenta.

Segundo Carla, conhecer as áreas de atuação de cada colega auxilia no planejamento das futuras ações. Durante o encontro, também foram solucionadas dúvidas e o cronograma do projeto foi apresentado. Na próxima reunião será realizado o reconhecimento do território de destino, o município de Arraial. Na sequência serão organizadas as oficinas que posteriormente serão aplicadas no local.

Confira os alunos da Univates selecionados para participar do projeto:

Júlia dos Santos

Deisi Cristini Lansing - Nutrição

Lucas Oliveira Villela - Publicidade e Propaganda

Isabel Kristiner - Engenharia Civil

Kétlin Fernanda Rodrigues - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Uliana Liége Deves - Farmácia

Nicoli Beatriz Müller - Arquitetura e Urbanismo