Com 71 anos de idade, aluno da Univates recebe dez no TCC e aguarda formatura

Postado as 22/03/2019 08:08:07

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

“Quando comecei a fazer faculdade, pensava que seria legal me formar e estar no palco do Teatro Univates com meus netos me aplaudindo. Ano que vem esse desejo sai do papel”. A afirmação é do estudante do curso de Direito Dalton José Nichel, que tem 71 anos de idade. Recentemente ele defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que abordou as políticas públicas dos idosos no município de Encantado. O estudo recebeu nota dez na banca de avaliação. Em março de 2020, o estudante comemora sua formatura.

“Não podemos parar no tempo. A idade está na cabeça”. É com esse lema de vida que Nichel iniciou a graduação em 2013, quando tinha 65 anos de idade. A esposa Maria e seus quatro filhos foram sua maior motivação. Quando os filhos saíram de casa, aposentado e sem trabalhar, Nichel sentiu falta de ter atividades rotineiras além da academia e das caminhadas como exercício. “Meu filho que me matriculou na Instituição. Eu estava só em casa. Minha esposa queria me ver longe”, brinca.

Até então, o acadêmico nunca tinha entrado em uma universidade. Ele fez magistério e lecionou por alguns anos. Depois, trabalhou na área comercial, atuou como prefeito em Nova Bréscia e até pouco tempo atrás foi vereador. “Ajudei financeiramente a bancar as faculdades dos meus filhos. Uma concluiu o curso de Medicina, dois fizeram Direito e o outro, Engenharia Civil. É isto o que me deixa realizado, já fiz a minha parte em ajudá-los na área da educação. Agora, tenho muita vontade de viver e só quero cuidar da minha saúde. Para isso, não posso parar. Não quero ser velho, quero ser só idoso. É diferente”, afirma.

Durante a graduação, Nichel nunca sentiu preconceito por causa da idade. Bem pelo contrário: segundo ele, adora a convivência com colegas mais jovens. “Às vezes chamo meus colegas de crianças. Isso me faz viver feliz”, conta. Sua maior dificuldade é o deslocamento, pois são 50 km só de ida de Nova Bréscia para Lajeado toda vez que tem aula. “Apesar disso, penso que estou no caminho certo. Meu trabalho é vir para a aula. É uma ocupação que exige esforço, mas vale a pena”, comenta.

No TCC, Dalton abordou as políticas públicas dos idosos no município de Encantado para ter conhecimento maior da sua categoria. Ele visitou as casas geriátricas do município, associações de idosos, as Secretarias de Saúde e de Educação e a Delegacia de Polícia. Também pesquisou sobre o Estatuto do Idoso, a situação dos aposentados no Brasil e a partir de qual faixa etária se é considerado idoso de acordo com cada país. “O tema foi em minha defesa”, argumenta.

Depois de formado, Nichel não tem planos definidos. “Ainda vou decidir com o que vou me ocupar. Talvez vou trabalhar na área, abrir um escritório, quem sabe”, observa.

O tempo passa ligeiro e a gente precisa aproveitar tudo o que pode. Meu pai tem 93 anos e ainda dirige. Pretendo puxar por ele
Aluno do curso de Direito, Dalton José Nichel

Vestibular com inscrições abertas

O curso de Direito é uma das opções de curso oferecidas no Vestibular Univates. No total, são 36 cursos presenciais e 16 a distância disponibilizados pela Universidade.

É possível ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso aos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas clicando aqui. Os que desejam realizar um curso a distância podem se inscrever neste link.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.