Durante o desenvolvimento do projeto, Mateus estava realizando sua dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates, o que o auxiliou com algumas ideias levadas à sala de aula. Durante o ano letivo de 2017 o diplomado aplicou essa proposta e documentou as aulas. “Os resultados pedagógicos que obtive me fizeram perceber que essa proposta de trabalho era potencialmente significativa e criava, no espaço de aula, um ambiente propício ao desenvolvimento da curiosidade das crianças. No ano passado e neste ano procurei, em vários aspectos, aprimorar essa proposta”, ressalta.
O Mestrado em Ensino, segundo Lorenzon, foi um momento-chave para sua formação como professor, pois pôde refletir criticamente sobre as propostas de ensino que desenvolvia na escola. Orientado pela professora Jacqueline Silva da Silva, Mateus desenvolveu sua dissertação. O diplomado pondera ainda sobre a importância de continuar os estudos.
Divulgação Nesse período eu pude conciliar os estudos teóricos com a minha experiência profissional em sala de aula. Aprendi a ‘ver’ e refletir com minha prática, podendo perceber a potencialidade de escutar as crianças e de contemplar seus porquês no currículo escolar
Mais informações sobre o PPGEnsino podem ser obtidas pelo e-mail ppgensino@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7058.
