A graduação a distância ganhou força na Univates no início de 2018, com a oferta de 14 cursos. O coordenador do setor de Educação a Distância, Maurício Severo da Silva, explica que o modelo de EAD proposto pelos cursos da Instituição exige encontros de uma hora a cada 15 dias com um professor para que os estudantes tirem suas dúvidas. “Em algumas situações, pode acontecer de duas ou mais aulas estarem marcadas para o mesmo horário. Com apenas uma sala de videoconferências isso pode se tornar um problema”, comenta da Silva. A partir dessas questões, a equipe de Educação a Distância pensou em formas de organizar as videoconferências.
As cabines possibilitam ainda atendimentos individuais de estudantes dos módulos EAD, atividades realizadas diretamente com os Polos Univates e até a participação dos professores da Univates em bancas de outras instituições. “Quando videoconferências como essas são realizadas em salas de aula comuns, elas estão sujeitas a problemas técnicos, como configurações de redes inadequadas ou computadores com algum problema de conexão. Essa sala foi pensada para minimizar os problemas”, explica Maurício.
Materiais exclusivos
A professora Morgana Domênica Hattge atua nos cursos de licenciatura, no curso de Psicologia e no Mestrado em Ensino e produziu alguns materiais didáticos dos cursos de licenciatura EAD. Para ela, a integração entre as duas modalidades de ensino faz com que o corpo docente tenha clara toda a dinâmica dos cursos, pois participa da organização das competências, habilidades e conteúdos de cada componente curricular.
Dessa forma, conseguimos garantir a mesma qualidade dos cursos presenciais, já comprovada pela comunidade acadêmica e atestada pelo Ministério da Educação Morgana Domênica Hattge