Univates realiza primeira edição da Maratona da Comunicação

Postado as 15/05/2019 15:52:23

Por Leonardo Seibel

No dia 31 de maio, sexta-feira, a Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza a primeira edição da Maratona da Comunicação. O evento acontece durante todo o dia, nas dependências do Prédio 11 da Instituição, e reúne alunos, profissionais e demais interessados em conhecer as tendências do mercado de trabalho nos meios de comunicação.

Divulgação

Durante o dia serão realizados palestras, oficinas e debates sobre o atual momento dos meios de comunicação, buscando aproximar os acadêmicos e o mercado de trabalho. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade. As inscrições podem ser feitas aqui.

Segundo o coordenador dos cursos de Comunicação Social da Univates, professor Fábio Luis Kraemer, a ideia da maratona é identificar demandas comuns e, em conjunto com o mercado, agir para ofertar alternativas para o desenvolvimento de todo o setor. “O evento é de extrema importância para nossos alunos, pois vai colocá-los em contato com empresas e colegas que já atuam no mercado. Há, inclusive, um momento em que eles poderão apresentar seus portfólios para veículos e agências de comunicação da região”, explica.

Ana Amélia Ritt

Como parte da programação do evento, no turno da noite terá início mais uma edição do Corujão. A atividade é voltada a estudantes dos cursos de Comunicação Social e do Técnico em Comunicação Visual, que deverão criar e apresentar uma campanha publicitária para um cliente real. Os estudantes devem inscrever suas equipes de 6 a 14 integrantes pelo e-mail atendimentoaecom@univates.br.

A atividade inicia às 22h30min, no auditório do Prédio 11, e ocorre durante toda a madrugada de maneira ininterrupta, se estendendo até a manhã do dia 1º de junho. Cada equipe será livre para estabelecer a estratégia de sua campanha, desde que ela esteja de acordo com o briefing apresentado pelo cliente no início do evento. As equipes poderão trabalhar nas peças até as 7h40min de sábado, ocorrendo a entrega do material final até as 8h, no auditório do Prédio 11.

Confira os horários e locais de cada atividade:

31 de maio - sexta-feira

Palestra - O desafio de transformar veículos em plataformas de comunicação: o case RBS
Palestrantes: Nilson Vargas (gerente de Jornalismo dos jornais do Grupo RBS e da plataforma digital GaúchaZH) e Leonardo Milano Pérsigo (gerente executivo de Marketing do Grupo RBS)

Oficinas: Jornalismo

Temas:

Fechamento de arquivos
Onde: sala 101 do Prédio 11

Como montar seu portfólio - com Pedro Carlessi (LOTADA)
Onde: sala 217 do Prédio 11

Fotojornalismo - com Lidiane Mallmann
Onde: sala 204 do Prédio 11

Radiojornalismo: na Boca do Povo - com Joel Alves
Onde: sala 109 do Prédio 11

Horário: das 13h30min às 15h

Oficinas: Publicidade e Propaganda

Temas:

Criando projetos para web - com Rafael Dalmoro (LOTADA)
Onde: sala 101 do Prédio 11

Descomplicando a função do atendimento publicitário - com Francieli Daldon
Onde: sala 217 do Prédio 11

Análise de performance digital - com Fabricio Lohmann
Onde: sala 204 do Prédio 11

Criando vídeos para o stories - com Marcos Ruschel
Onde: sala 109 do Prédio 11

Horário: das 15h às 16h30min

Encontro de profissionais da área de Comunicação do Vale do Taquari

Encontro das Agências de Publicidade e Propaganda do Vale do Taquari
Onde: sala 206 do Prédio 11

Encontro dos Veículos de Comunicação do Vale do Taquari
Onde: sala 306 do Prédio 11

Encontro Rede Prosa/Futura
Onde: Estúdio Verde da TV Univates As pessoas sabem como chegar a esse local?

Encontro das Assessorias de Comunicação do Vale do Taquari
Onde: sala 308 do Prédio 11

Horário: das 13h45min às 16h

Palestra de abertura do Corujão 2019 - Comunicação como ferramenta para a transformação social
Palestrante: Acácio dos Santos Jacinto - Diretor de programação da TV Futura

1º de junho - sábado

Apresentação das Campanhas do Corujão 2019

Inscrições abertas para o Vestibular

Os cursos da área da Comunicação estão recebendo inscrições no Vestibular. No total, a Univates oferece 36 cursos presenciais e 17 a distância (EAD). É possível ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates.

As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas aqui. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever neste link.