Univates: há dez anos o programa Ajudarinho garante asas no mundo da educação

Postado as 23/05/2019 13:15:48

Por Natália Bottoni

Voos maiores, alcançados com a ajuda de pessoas dispostas a contribuir para a educação. Há 10 anos foi criado o programa Ajudarinho na Univates - na época chamado de Fundo 40. Desde então, quatro pessoas já se formaram pela Instituição com o auxílio da bolsa de estudos de 80% de desconto nas mensalidades.

Formatura Betina Biasibetti, beneficiada pelo Ajudarinho

Liniker Pereira Duarte

Lançado em 2009 com as ações de comemoração dos 40 anos de ensino superior no Vale do Taquari, o projeto busca criar um fundo de investimento para beneficiar alunos com poucas condições financeiras para estudar. “O Ajudarinho consegue amparar uma pequena quantidade de pessoas, mas faz uma grande diferença na vida delas. Ele tem em sua essência a mensagem de solidariedade, fazer algo simples, que está ao nosso alcance e promove um olhar para o outro”, esclarece a coordenadora do programa, Cristine Heineck.

Divulgação

Hoje, quatro estudantes são beneficiados pelo programa, os quais estão matriculados nos cursos de Administração de Empresas, Publicidade e Propaganda, Técnico em Enfermagem e Gestão de Recursos Humanos. O auxílio vale até a formatura, mas a cada semestre a comissão do Ajudarinho faz reavaliação para analisar se os critérios continuam sendo atendidos. Também são verificadas as notas e faltas nas disciplinas.

A estudante de Administração de Empresas da Univates Joana Cristina Pereira é beneficiada pelo programa desde 2015. “Meu sonho e o dos meus pais era que eu concluísse uma graduação. Quando soube que havia sido selecionada para ganhar a bolsa fiquei muito feliz, pois aí estava a minha oportunidade”, conta. A rotina de Joana é agitada, pois trabalha como auxiliar administrativa e estuda durante a semana. Apesar disso, vale o esforço, pois o Ajudarinho possibilitou que ela realizasse uma importante etapa da vida. “Serei eternamente grata”, declara.

Para ficar na memória

Bruna Alves

Segundo Cristine, as entrevistas com os candidatos estão entre os momentos mais especiais que já viveu no programa. “Percebemos o brilho nos olhos e o quanto desejam essa oportunidade”, afirma.

Outro momento marcante é quando o beneficiado pelo programa chega à sua formatura, pois o sentimento de gratidão fica ainda mais evidente. “Um pequeno gesto pode se tornar significativo e fazer a diferença na vida de alguém. A frase que usamos no Ajudarinho é ‘Dando asas para alguém voar’, e ela simboliza a sensação de contribuir para a concretização de um sonho”, explica Cristine.

De acordo com a coordenadora do programa, a Univates sabe a diferença que o estudo faz na vida das pessoas e as possibilidades que podem surgir a partir dele.

O Ajudarinho estimula a colaboração com o próximo. A preocupação com o outro é saudável e promove valores essenciais. Estamos lidando com sonhos, e poder ajudar de certo modo é um presente para quem participa, seja contribuindo, seja estando na comissão
Coordenadora do Ajudarinho, Cristine Heineck

Quer fazer a diferença na vida de alguém?

Liniker Pereira Duarte

Atualmente, em torno de 220 pessoas contribuem financeiramente para o Ajudarinho. Funcionários, estagiários, diplomados e comunidade podem ser doadores. As adesões podem ser realizadas clicando aqui. Outras formas de doação ocorrem por meio de eventos vinculados ao programa e também com valores pagos por empresas que realizam ações no campus da Universidade. Para cada público existe uma forma de adesão, e o valor da contribuição é definido pelo doador.

Os alunos interessados em receber o benefício participam de edital específico. Após a inscrição, a comissão avalia cada candidato por meio de critérios. É observado o índice de carência do estudante para que a indicação seja justa, entre outros aspectos.

Para conferir mais informações sobre o programa, entre em contato pelo e-mail ajudarinho@univates.br.

Confira o vídeo: