Portas abertas para produção científica
Antes de conhecer o Laboratório de Acarologia, Wurlitzer não tinha conhecimento sobre ácaros. Ele começou a estudar sobre a taxonomia desses animais e se identificou com essa área. “A descrição de espécies abre caminho para produção científica em uma possível pós-graduação posteriormente, ou até em um mestrado ou doutorado. Pretendo seguir na área da acarologia”, admite.
“Oportunidade de se especializar em alguns grupos de ácaros plantícolas”
Essa contribuição da Universidade com outras instituições é de grande importância, conforme lembra Ferla. “Esse trabalho ativa o senso crítico dos estudantes, pois eles enfrentam o desafio de ‘ter certeza’ de que a identificação está correta. Não é uma tarefa simples, mas já é rotina para eles. Os seus nomes estarão nos artigos publicados sobre o assunto, o que vai aumentar a produção científica pessoal e ajudá-los na inserção no mercado de trabalho mais tarde”, assegura o professor.
Possibilidade profissional
Próxima capacitação
O próximo treinamento “Acarologia Médica e Veterinária - Reconhecendo os Principais Grupos de Ácaros de Importância para Saúde Humana e Animal” ocorre, de 30 de setembro a 04 de outubro, no campus Univates de Lajeado. Alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área da saúde podem participar. A inscrição pode ser realizada aqui, com o investimento de R$ 50,00. Estudantes dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação e diplomados de graduação da Univates recebem 10% de desconto.
Demanda de ácaros por instituições de pesquisa
Por confiar no trabalho desenvolvido no Laboratório de Acarologia da Univates, muitas instituições de pesquisa solicitam ácaros para a realização de estudos científicos. Os bolsistas de iniciação científica também são responsáveis por atender a essas demandas.