Pesquisa científica na Europa é assunto de abertura de congresso na Univates

Postado as 06/06/2019 14:23:44

Por Isabel Pavan

Isabel Pavan

Na manhã desta quinta-feira, dia 6, teve início o III Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A palestra de abertura “A pesquisa científica na Europa” foi ministrada pelo professor doutor Franco Favilli, da Universidade de Pisa, na Itália. Além de palestras de professores e pesquisadores de instituições brasileiras e do exterior, o evento conta com sessões de apresentação de trabalhos de bolsistas de iniciação científica, tecnológica e de extensão, resultado de suas atividades na pesquisa ou na extensão. Também haverá apresentações e debates de pesquisas realizadas por alunos de mestrado e doutorado.

Em sua palestra, Favilli comentou sobre a estrutura do sistema educacional na Itália, explicando as etapas pelas quais os estudantes passam durante a vida. A educação no país é obrigatória até o Ensino Médio, que tem duração de cinco anos, sendo três opcionais, considerados especializantes. O professor ressaltou o fato de a maior parte da educação italiana ser pública, tanto nos Ensinos Fundamental e Médio quanto nas universidades. Em relação às pesquisas, Favilli mencionou que a maior dificuldade da Itália está na questão financeira.

Não se fazem pesquisas sem financiamentos. Temos quatro principais fundos para pesquisa: europeus, internacionais, nacionais e regionais, porém alguns deles não são suficientes, sendo pouco utilizados
Franco Favilli

Durante a abertura, a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, professora Maria Madalena Dullius, esclareceu que eventos como este “promovem e fortalecem a internacionalização da pesquisa, mostrando como é realizada em outros países, quais as dificuldades e facilidades encontradas, possibilitando a troca de experiências entre professores e alunos e a divulgação do que se faz em pesquisa nas universidades”. A professora manifestou ainda que todos são responsáveis por difundir para a comunidade o que é a pesquisa e sua importância na ciência, tecnologia e inovação.

Isabel Pavan

As atividades do III Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento se estendem até sexta-feira à noite. A palestra de encerramento “Research and study in Egypt - Perspective from Mansoura University” será ministrada pelo professor Dr. Haytham El Atfy. A programação completa pode ser conferida aqui. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas pelo site univates.br/sistemas/inscricoes.

O evento tem o objetivo de integrar professores, pesquisadores, comunidade acadêmica interna e de outras instituições para conhecer os estudos, pesquisa e extensão em desenvolvimento na Univates, em outras instituições de ensino do Brasil e em diferentes áreas do mundo.

Mais informações sobre o III Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento podem ser obtidas pelo e-mail congressointernacional@univates.br.