Conforme o estudante de Medicina Roberto Santos, na Conferência eles apresentaram três casos clínicos distintos de pacientes tratados com zumbido no Centro Clínico da Univates, mostrando “a heterogeneidade e as diferentes possibilidades de tratamentos que podem ser utilizados”. Roberto ainda afirma que o principal objetivo da aula ministrada pela professora Claudia e dos casos apresentados por eles foi expor a relevância do atendimento humanizado.
“A importância de se fazer uma abordagem completa dos pacientes, não focando apenas em um sintoma e um tratamento para este, mas sim no indivíduo como um universo particular. Todas as suas queixas são importantes, tanto para o tratamento da queixa trazida à consulta como para a melhora global da qualidade de vida dos mesmos” sinaliza ele.
Para Kadja Ferraz Campara, acadêmica de Medicina da Univates, participar deste evento internacional com pesquisadores renomados foi uma experiência única e muito gratificante. A estudante ainda enfatiza a oportunidade de participar de atividades como esta possibilitada pela Universidade. “A importância de eventos como tal refletem no que o curso de medicina da Univates preza: levar o aluno ao máximo do seu potencial, oportunizar sair da zona de conforto e vivenciar experiências de crescimento profissional ao lado de grandes mestres”, enfatiza.
Repercussão internacional
“Apresentar nossa realidade prática e resolutiva dentro da otorrinolaringologia, com pacientes do SUS, em uma Universidade nova, foi inspirador e surpreendente a todos que prestigiaram o evento. Nossas propostas de tratamento e abordagem do paciente com zumbido são privilégio de um número muito restrito de profissionais ao redor do mundo”, acrescenta Kadja.
