Equipe da Univates vence I Júri Simulado da ESA-OAB/RS

Postado as 18/07/2019 15:58:53

Por Nicole Morás

Evelyn Berndt/OAB/RS

Brasília é o destino de um grupo de seis estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates que irá representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional do Júri Simulado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A classificação ocorreu na noite da última quarta-feira, 17, quando o grupo venceu o I Júri Simulado da ESA-OAB/RS após competir com equipes de outras nove universidades gaúchas.

O I Júri Simulado da ESA-OAB/RS teve o intuito de aproximar os alunos dos cursos de Direito da realidade da advocacia, em um de seus momentos de atuação. O evento contou com debate de processos criminais da competência do Tribunal do Júri, que já foram julgados e transitados em julgado.

Evelyn Berndt/OAB/RS

Para a estudante da Univates Keetlen Link, o júri simulado possibilita aos acadêmicos a oportunidade de relacionar os conteúdos teóricos de Direito Penal e Processual Penal e processos reais. “Foi exatamente o que fizemos: aplicamos todo o nosso conhecimento teórico, aliado a capacidade de argumentação e oratória aos processos, a defesa dos réusi, já que fomos defesa em todos os júris. O maior aprendizado que fica após esse desafio é que com preparação e muito estudo, uma equipe dedicada e em sintonia, o êxito é o resultado”, avalia, ressaltando também a integração entre as equipes.

O sentimento que define essa conquista para a nossa Universidade é orgulho. Orgulho de toda a preparação anterior e de três dias intensos do concurso de júri simulado da OAB/RS, no qual competimos contra nove outras excelentes instituições. Orgulho de integrar o time formado para representar a Univates, uma equipe dedicada, incansável e cheia de sintonia, orientada pelo professor André Prediger. Orgulho do nosso curso de Direito, alunos, coordenação e professores que com apenas 20 anos já formam competentes profissionais, operadores do direito com senso crítico e habilidades que vão além do tradicional. Com muito trabalho, mostramos e continuaremos confirmando o quão nossa Universidade é grande, qualificada e respeitada
Keetlen Link, estudante do curso de Direito

Niége Moreira/OAB/RS

A equipe da Univates foi formada pelos estudantes de Direito Lucas Nicolini Barreto de Pádua, Joana Haas Heissler, Jhuly Marisa Flores, Pâmela Luíza Heineck Parizzi, Keetlen Link e Tamara Silveira, acompanhados pelo professor André Prediger e o diplomado Rodolfo Bisleri.

Durante o evento de abertura na última segunda-feira, 15, a diretora de cursos permanentes da Escola Superior da Advocacia (ESA/RS), Fernanda Correa Osório, ressaltou a importância da realização do evento, tanto para os alunos, enriquecendo a teoria aprendida em sala de aula, quanto para a Escola de Advocacia, cuja prioridade é a capacitação de advogados. “Diz o senso comum que direito penal é a primeira paixão dos grandes estudantes de Direito. Talvez sejam os temas emergentes que ensejam as calorosas discussões em aula, especialmente a dramaticidade; ou a luta pela vida e liberdade dentro do Tribunal do Júri. Apesar das premiações no último dia de júri, todos saem daqui vencedores”, afirmou Fernanda.

Como foi o I Júri Simulado da ESA - OAB/RS

Dez instituições de ensino participaram do evento: Univates, UniRitter, Imed, UPF, PUCRS, Dom Bosco, Ufrgs, IPA, Ulbra Guaíba e Ulbra Canoas. No primeiro dia do evento, na segunda-feira, 15, ocorreram cinco sessões simuladas, além da sessão de repescagem com as duas equipes que somaram mais pontos entre as desclassificadas. Conforme as chaves iam avançando, os grupos que somaram mais pontos foram classificando-se para as próximas etapas. Os enfrentamentos e definições de defesa e acusação foram determinados por sorteio prévio. As equipes foram avaliadas por jurados leigos (representantes da sociedade civil) e por jurados técnicos.

Curso de Direito recebe inscrições no Vestibular Univates

O curso de Direito está recebendo inscrições no Vestibular Agendado da Univates. As inscrições podem ser realizadas em univates.br/vestibular/. Além dos cursos presenciais, a Instituição oferece 14 cursos a distância (EAD). É possível ingressar em um curso presencial ou EAD por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitando o resultado de um vestibular anterior da Univates. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever em univates.br/ead/inscricao. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.